Serão apenas oito. Morgan converte Plus Four em roadster todo-o-terreno

Pequeno fabricante de modelos como o 3 Wheeler ou o Plus Four, a Morgan acaba de criar algo totalmente diferente: o Plus Four CX-T.

Pequeno fabricante automóvel britânico que mantém a tradição do fabrico artesanal, de modelos como o emblemático 3 Wheeler ou o mais "convencional" Plus Four, a Morgan acaba de criar algo totalmente diferente: uma derivação do estradista Plus Four, denominada CX-T... para o todo-o-terreno!

Numa altura em que as propostas de cariz mais aventureiro parecem ganhar adeptos todos os dias, a Morgan dá mostras de não querer continuar imune à tendência. Ainda que e ao contrário do que poderia ser de esperar, não através do lançamento de um mais "certinho" SUV ou crossover, mas, sim, de uma verdadeira proposta para o todo-o-terreno!

Baptizado de Morgan Plus Four CX-T, o modelo em questão é, no fundo, uma derivação fortemente artilhada do modelo Plus Four, equipada com gaiolas de segurança para protecção dos ocupantes e faróis de longo alcance montados na estrutura tubular. Tudo isto, acrescido, ainda, de malas em couro acopladas nos flancos do carro.

Morgan Plus Four CX-T
Morgan Plus Four CX-T

De resto, a Morgan optou por rever, igualmente, toda a secção traseira, de forma a criar uma nova área de armazenamento, grande o suficiente para acomodar duas rodas de tamanho normal. Além de duas malas de viagem Pelican à prova de água, uma caixa de ferramentas de alumínio Zarges e dois recipientes de combustível Rotopax de 11 litros.

LEIA TAMBÉM
Já para 2021. Morgan lança edição especial GTR do já desaparecido Plus 8

Especificamente para lidar com os maus pisos, os engenheiros da Morgan decidiram instalar triângulos Plus Six modificados que, além de alargarem as vias, contribuem para um aumento do deslocamento das rodas. Ao mesmo tempo que, utilizando bobinas EXE-TC com molas internas mais rijas, o modelo acaba ganhando uma maior distância ao solo, para os 230 milímetros.

Ao mesmo tempo, as alterações feitas nos braços de suspensão inferiores, visam aumentar a resistência do sistema.

Morgan Plus Four CX-T
Morgan Plus Four CX-T

Já para a parte inferior da carroçaria, uma configuração de placa deslizante de cinco peças, a que se junta, ainda, um desenho de escape revisto, com ponteira na lateral, também como forma de melhorar o ângulo de saída.

Debaixo do capot dianteiro, o já conhecido quatro cilindros 2.0 litros turbo de origem BMW e a debitar 258 cv de potência, com a novidade a vir da presença de um diferencial traseiro electrónico BMW X-Drive, embora com programação específica. Além de três modos de funcionamento: Estrada com diferencial aberto, Todo-o-terreno com bloqueio de 45 por cento e All-Terrain Extreme com bloqueio de 100 por cento.

Morgan Plus Four CX-T
Morgan Plus Four CX-T

Finalmente e quanto ao habitáculo, a montagem de uma capota rígida, ao invés da solução de lona, e que encaixa entre as gaiolas de protecção externa e interna, ao mesmo tempo que, já no interior, um suporte para colocação do smartphone ou câmara, outro para o mapa amovível e uma bolsa térmica, colocada na zona dos pés do passageiro. Sendo que, por detrás dos bancos, existe, ainda, um kit de primeiros socorros.

No entanto e se este é mesmo o Morgan com que sempre sonhou, saiba que vai ter de ser rápido a reservar uma unidade. Isto, porque a marca britânica anunciou já que não pensa fazer mais de oito unidades... a 199.500€ cada um.

https://youtu.be/o8dWW5QwKDY