Depois de ter anunciado a morte do modelo, devido aos condicionalismos ambientais, eis que a britânica Morgan volta atrás na decisão de acabar com o invulgar 3 Wheeler. Como? Graças à introdução de um novo motor… Ford.
"Condenado" pelo facto do motor em V de origem BMW já não cumprir as exigências europeias em termos de emissões, o Morgan 3 Wheeler pode, afinal, manter-se vivo, graças a uma parceria quase tão longa, entre o fabricante britânico e a norte-americana Ford.
Até aqui recorrendo a um twin boxer utilizado pelas motas BMW, resultado de uma parceria já com 20 anos, celebrada entre os dois fabricantes e que permite, inclusivamente, que a marca alemã forneça, igualmente, os quatro e seis cilindros que impulsionam os modelos Morgan de quatro rodas, o 3 Wheeler muda, a partir de agora, para um três cilindros. Neste caso, semelhante ao que a Ford já utiliza nalguns dos seus modelos, como o Fiesta.
No entanto e segundo também revela a Morgan, o tricilíndrico escolhido para o seu modelo, não será o 1.0 EcoBoost, com potências que variam entre os 95 e os 200 cv que equipa o Fiesta ST. Pelo contrário, trata-se de uma variante naturalmente aspirada, que a marca britânica está ainda a testar, e relativamente à qual não revela, sequer, a potência. No entanto, se pensarmos que o anterior boxer anunciava 83 cv…
LEIA TAMBÉM
Já para 2021. Morgan lança edição especial GTR do já desaparecido Plus 8
De resto e mesmo em termos de imagens, a Morgan apenas deu a conhecer algumas fotos de uma unidade de desenvolvimento, fortemente camuflada. Mas que "anuncia", desde já, que não será apenas o motor a mudar, nesta nova atualização do modelo com apenas três rodas.
Aliás, o próprio fabricante avança que o 3 Wheeler renovado vai buscar inspiração, no design, aos primeiros aviões a jacto, ao mesmo tempo que as fotos deixam perceber que a unidade de desenvolvimento recorre a jantes normais e já não à solução tradicional com raios. Isto, ao mesmo tempo que, o novo design dos braços da suspensão, fazem antever uma suspensão totalmente nova.
Resta, agora, aguardar pelas imagens com o modelo de produção...