As molas de suspensão bilstein B3 possuem qualidade OE e foram projetadas para garantir uma elevada segurança na condução e conforto.
As molas das suspensões também se desgastam, tal como os amortecedores. Mas enquanto o estado destes últimos pode ser controlado pelos profissionais das oficinas e substituí-los atempadamente, isso nem sempre acontece com as molas de suspensão, que podem constituir, em caso de desgaste, um sério e desnecessário risco de segurança.
Afinal de contas, as molas são sujeitas a um desgaste constante. Por um lado devido à natural perda de rigidez e, por outro, devido a influências externas como gravilha solta, calor ou frio. No inverno, a água e o sal podem sujeitar as molas a duros testes.
"A água salgada acelera consideravelmente a corrosão", afirma Sascha Decker, responsável regional de vendas da bilstein. "Especialmente em alguns eixos onde as molas recebem verdadeiros banhos de lama".
As molas gastas podem tornar-se rapidamente num verdadeiro risco de segurança. Isto acontece quando o veículo começa a adornar perigosamente, perdendo o contacto com a estrada e podendo mesmo capotar.
Se as molas estiverem fracas também é normal cederem devido à falta de tensão. Sascha Decker recomenda a substituição das molas da suspensão na mesma altura dos amortecedores.
Vantagens mútuas
"Faz todo o sentido para elevadas quilometragens porque as molas fracas fazem aumentar a tensão sobre o amortecedor", refere o responsável da bilstein. "Como o amortecedor está afinado para uma mola intacta, só pode oferecer todo o seu potencial se a mola tiver a tensão completa", acrescenta.
LEIA TAMBÉM
bilstein group é um dos "Campeões Escondidos na Alemanha"
"Para os automobilistas e para as oficinas, a substituição simultânea dos amortecedores e das molas é vantajosa para ambas as partes. As oficinas podem obter uma maior receita nas peças, mas para os automobilistas o volume de trabalho é inferior do que a substituição separada dos amortecedores e das molas das suspensões. Isto acaba por trazer poupanças".
Para Sascha Decker, a maior vantagem consiste na melhoria da segurança da condução e do conforto, especialmente se a opção recair na mola de substituição com qualidade original bilstein B3. "Como fornecedor OEM de conhecidos fabricantes de automóveis, a bilstein sabe exatamente o que é importante: qualidade sem compromisso.
Com a gama de substituição bilstein B3, os automobilistas e as oficinas beneficiam de outra vantagem: "Os nossos amortecedores, molas e apoios de braços estão perfeitamente combinados. Isto garante um comportamento na condução semelhante ao primeiro dia", conclui Sascha Decker.