Vários são os modelos que vão deixar de ser comercializados no próximo ano, sendo que, alguns deles, são mesmo referências nos respectivos segmentos. Conheça os dez modelos que nos vão deixar em 2024... até porque, alguns, vão deixar saudades.
À medida que o ano de 2023 avança, alguns modelos começam a chegar ao fim da sua carreira, já que as marcas estão a preparar a introdução de novos produtos em 2024.
Marcas premium como a Audi e a Mercedes-Benz vão deixar de comercializar algumas das suas propostas mais conhecidas. A aposta na eletrificação, a otimização de custos por via da redução do número de versões disponibilizadas e a diminuição das emissões de frota são alguns dos motivos que estão na origem da descontinuação dos veículos, sendo alguns deles desportivos.
Mais modelos deverão juntar-se à lista com o avançar dos meses. Vejamos algumas das propostas que nos irão deixar no próximo ano. Para potenciais compradores, a aquisição de um veículo de um modelo que vai ser descontinuado até pode ser uma oportunidade de negócio porque poderá beneficiar de alguma redução no preço e também a garantia de uma maior fiabilidade porque são viaturas que atingiram a maturidade tecnológica.
1. Audi R8
Após duas gerações e uma carreira de 16 anos, a produção do supercarro da Audi chega ao fim. Para assinalar a despedida foi desenvolvida uma exclusiva versão comemorativa R8 GT RWD, com produção limitada a 333 unidades.

No capítulo mecânico está dotado com um motor V10 de cinco cilindros de 5,2 litros, partilhado com o Lamborghini Huracán, que desenvolve uma potência de 620 cv.
2. Audi TT
O Audi TT também vai desparecer após 25 anos de produção. Para assinalar a despedida, a marca alemã lançou uma edição limitada a 100 unidades para a Europa que recebeu a designação RS Coupe Iconic Edition.
Todas as unidades possuem a pintura da carroçaria no famoso tom Nardo Grey da Audi e vêm equipadas de série com luzes LED matrix e grelha dianteira em preto brilhante e moldura em preto mate.
A mecânica está a cargo do motor sobrealimentado de cinco cilindros de 2,5 litros do TT RS de série, o qual desenvolve uma potência de 400 cv e um binário de 480 Nm.
3. Ferrari Portofino M
O Ferrari Portofino M vai sair de cena em 2024, sendo substituído pelo Roma Spider. Este último recebe um motor V8 biturbo de 3,9 litros mais potente que debita 620 cv, transmitidos ao eixo traseiro por uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades.
Ao contrário do Portofino M, o Roma Spider recebe uma capota flexível para poupar peso e que pode ser aberta a uma velocidade de até 170 km/h.
4. Ford Fiesta
A produção de um dos modelos mais populares e vendidos de sempre da Ford - o Fiesta - vai terminar em junho de 2023, sendo substituído indiretamente pelo Puma elétrico.

O Fiesta integra a gama da Ford desde 1976 e é o segundo modelo mais antigo da marca do oval, depois da Transit. Nos seus 47 anos de carreira já foram comercializadas mais de 18 milhões de unidades em todo o mundo.
5. Kia Stinger
Embora tenham corrido rumores que o Kia Stinger iria ser descontinuado antes do modelo de 2023, esta berlina desportiva ainda se mantém em produção antes de acabar em 2024.
Para assinalar a despedida do Stinger, a Kia desenvolveu a versão Tribute Edition com pintura mate Moonscape e novas jantes de 19". Esta série está limitada a mil unidades para todo o mundo.
6. McLaren 720S
A McLaren já acabou com o desportivo 720S, tendo a produção terminado discretamente no final do ano passado. Mas a marca britânica de automóveis desportivos já tem um sucessor a caminho. Trata-se do 750S que já está esgotado até final do próximo ano. O novo modelo terá 740 cv e poderá ser apresentado ainda este mês.
7. Mercedes-Benz Classe C Cabriolet
A marca de Estugarda anunciou uma redução da sua gama de entrada de sete carroçarias para apenas quatro, naquela que é uma medida para subir na cadeia de valor. Uma das vítimas vai ser o Classe C Cabriolet, embora a data precisa ainda não seja clara.

Segundo alguns rumores, aquela proposta deverá ser descontinuada entre 2023 e 2024, o que significa que não haverá modelo de 2024.
8. Mercedes-Benz Classe C Coupé
O Mercedes-Benz Classe C Cabriolet não será a única versão desta gama a ser descontinuada porque o Classe C Coupé também terá o mesmo destino. Assim, a única carroçaria desta gama que continuará a ser produzida a curto e médio prazo será a berlina.
9. Mercedes-Benz Classe E Cabriolet

À semelhança do Mercedes-Benz Classe C Cabriolet também o Classe E Cabriolet vai ser descontinuado e isso deverá ocorrer na mesma altura, já que a produção deverá terminar algures entre este ano e o próximo.
10. Mercedes-Benz Classe E Coupé
Como irá acontecer com o Classe C Coupé, a Mercedes-Benz também irá encerrar a carreira do Classe E Coupé até 2024. Com a descontinuação destes modelos de duas portas, o renovado AMG GT - quando estrear - vai ser um único verdadeiro coupé na gama, não contando, naturalmente, com os vários coupés de quatro portas.