Com o avanço da eletrificação, a introdução de novas normas de segurança e emissões, assim como a própria renovação das gamas das marcas, alguns modelos não chegam a 2025, já que a sua produção irá terminar este ano. Saiba quais são.
Apesar de pouco termos ultrapassado a metade do ano, as marcas já estão revelar os seus modelos para 2025 e alguns deles definitivamente não vão chegar até lá, já que vão ser descontinuados, um eufemismo que, na prática, significa que vão deixar de ser produzidos.
A gama da Nissan está a entrar num novo ciclo de produto e um dos modelos que vai sair de cena é o desportivo GT-R. A Maserati, por seu lado, também vai substituir o Ghibli por uma nova proposta.
A mesma sorte terão alguns modelos da Alfa Romeo, como o Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio, ou a Audi, designadamente o A4 e A5 Coupe / Cabrio. Vejamos mais pormenorizadamente alguns dos modelos que não chegam a 2025, de acordo com os dados apurados pelo site Motor1.
Despedidas nos premium
A gama Quadrifoglio da Alfa Romeo vai deixar de contar com o Giulia Quadrifoglio com motor de combustão, mas este modelo poderá regressar daqui a alguns anos como um automóvel de elevadas prestações, com motorização híbrida ou elétrica. Igual destino vai ter o SUV desportivo Stelvio Quadrifoglio e pelos mesmos motivos do Giulia Quadrifoglio.
A Audi está a diminuir a sua gama. Uma das vítimas é o A4 berlina, que está em comercialização desde 1994, estando agendado o seu desaparecimento como modelo de combustão. A marca poderá recuperar a designação A4 nos próximos anos, mas na forma de elétrico, mas, por enquanto, será substituído pelo novo A5.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Alfa-Romeo-Stelvio-Quadrifoglio_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Audi-A4-berlina_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/bmw-x3-m-com_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/BUGATTI_400th-Chiron_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Jaguar_F-type_Drophead_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Maserati_Ghibli_Hybrid_galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Mini-Clubman_galeria_007.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Porsche_718_Style_Edition_galeria_008.jpg]As versões Coupé e Cabrio do Audi A5 também têm os dias contados. A nova geração deste modelo contará apenas com a carroçaria berlina quando entrar em comercialização no final deste ano, deixando de estar disponíveis as variantes de duas portas e descapotável que serem estiveram presentes na gama desde a estreia da gama em 2007. O Audi A5 Cabrio também era o último descapotável da gama da Audi.
A BMW não confirmou oficialmente a morte do X3M, mas o seu destino já está traçado. O novo X3 não deverá ter um modelo M de caraterísticas mais desportivas. A BMW vai concentrar-se no seu novo SUV de elevadas prestações, que será o elétrico iX3, confirmando os rumores de 2022 de que a nova versão mais desportiva do X3 seria exclusivamente elétrica.
Desportivos também saem de cena
A chegada do novo Tourbillon ditou o fim da linha para o Bugatti Chiron. Equipado com o motor W-16, aquele hipercarro teve uma bem-sucedida carreira ao longo de oito e conheceu dezenas de variantes. Durante um curto período de tempo também deteve o recorde mundial de velocidade máxima de 490,52 km/h.
O último Jaguar F-Type saiu da linha de produção no início de agosto, homenageando este modelo com pintura da carroçarias Giola Green e interior em pele Windsor. Após ter sobrevivido dez anos e várias atualizações, o carro desportivo da Jaguar despediu-se oficialmente, já que a marca britânica vai avançar na sua estratégia de eletrificação.
Igualmente de saída está o Maserati Ghibli, após onze anos de bons e leais serviços. À medida que a Maserati avança para a eletrificação, o vetusto Ghibli poderá ser substituído no futuro por um modelo híbrido ou elétrico.
Emissões
Nas marcas generalistas, o conhecido Mitsubishi Space Star também irá ser deixar de ser produzido no final de 2024. Enquanto isso não acontece continua a ser um dos modelos mais acessíveis no mercado nacional, estando disponível a partir 15 499 euros.
A Mini, por seu lado, também vai deixar de contar com a versão Clubman, a qual, de resto, já não se encontra disponível para encomenda no nosso país.
2024 vai assinalar igualmente a despedida oficial do Nissan GT-R, cuja geração atual R34 GT-R foi estreada em 2009. Será de referir que este desportivo japonês com 570 cv de potência já não era comercializado na Europa devido às elevadas emissões.
GSR2
A entrada em vigor do GSR2 (regulamento geral de segurança) na Europa teve como consequência o fim da comercialização do Porsche 718 Boxster e do Cayman porque não cumprem os requisitos da União Europeia que entrou em vigor no dia 7 de julho, continuando disponível noutras geografias.
A Porsche já fez saber que não tem planos para comercializar um novo Boxster ou Cayman baseados na atual plataforma. Contudo, o novo modelo elétrico só deverá chegar à Europa daqui a alguns anos.
A Toyota, por seu lado, decidiu terminar a produção do Supra equipado com motor de quatro cilindros devido à reduzida procura. Mas nem tudo são más notícias para os fãs deste modelo, já a versão com motor de seis cilindros vai continuar disponível durante mais alguns anos.
A Volvo é outra marca que aposta na eletrificação e como consequência a versão a gasolina do S60 chega ao fim da linha. Com o desaparecimento daquele modelo no final do ano, a marca sueca vai apostar na produção do novo SUV EX90 com três filas.