Apresentado como o veículo elétrico com a melhor capacidade de aceleração de entre todas as propostas do género, o Tesla Model S Plaid acaba de ganhar um sistema de travagem à altura. Trata-se de um conjunto de discos em carbo-cerâmica que, enquanto opcionais, deverão ficar disponíveis, em meados de 2022, com um preço de quase 18 mil euros.
Propostos, para já, apenas no mercado norte-americano, estes novos discos, fabricados numa mistura carbono e cerâmica, foram desenhados, segundo anuncia a Tesla no seu site oficial, "para a melhor das experiências em pista".
De resto e a justificar este posicionamento, o facto destes discos, cujas dimensões são de 410 mm nas quatro rodas, fazerem parte de um pacote de hardware mais completo e que visa oferecer "o máximo de travagem, sem o mais pequeno indício de cansaço, durante uma condução de alto desempenho".
Assim e igualmente parte do pacote, pinças de seis pistões à frente e de quatro atrás, além de pastilhas de alto desempenho e uma garrafa de óleo de travão específico para utilização a altas temperaturas.
Este novo pacote para passa estar disponível no Model S Plaid é, também, a resposta da Tesla às críticas feitas ao modelo, segundo as quais o desportivo, embora com excelente capacidade de aceleração, tinha, também, um sistema de travagem insuficiente e que aquecia demasiado depressa.
LEIA TAMBÉM
E agora, Porsche? Tesla Model S Plaid arrasa recorde "elétrico" de Nurburgring
Aliás e embora o sistema de travagem com discos em ferro fundido possam ser uma opção adequada para uma utilização no dia-a-dia, a realidade também demonstra que são insuficientes para segurar um carro capaz de oferecer 1.034 cv de potência. E que o tornam o veículo elétrico de produção em massa com o melhor tempo por volta no circuito de Nürburgring.
A par deste novo kit de travagem, o Model S Plaid pode, ainda, ser equipado com um kit aerodinâmico activo suplementar, com o qual o modelo norte-americano pode vir a melhorar o seu melhor tempo na pista alemã, atualmente fixado nos 7,30,909s.
Quanto ao novo sistema de travagem, deverá ficar disponível, inicialmente, nos EUA, a partir de meados de 2022, mas com uma exigência: só poderá ser instalado em veículos com jantes Arachnid de 21 polegadas.