Mobilize adere ao CIRVE. Já é mais fácil atravessar a Península Ibérica em EV

Atravessar a Península Ibérica, de Lisboa a Irun, tornou-se agora mais fácil, graças à CIRVE, defende a Mobilize, do grupo Renault.

Viajar de Portugal para França, num veículo elétrico, tornou-se agora mais fácil. A garantia é da Mobilize, empresa do Grupo Renault, que acaba de anunciar a adesão ao projecto europeu CIRVE, sinónimo de uma rede de 40 estações de carregamento rápido estrategicamente colocadas ao longo da Península Ibérica.

Empresa responsável pela gestão da mobilidade, energia e serviços de dados, no seio do Grupo Renault, a Mobilize passa, assim, a ser parceira do projecto europeu CIRVE, acrónimo de "Corredores Ibéricos de Infraestruturas de Recarga Rápida de Veículos Elétricos".

Aliás e sobre este projecto europeu de e-Mobilidade, a Mobilize destaca o facto de ter como objectivo ligar a Península Ibérica a outros países da União Europeia.

Renault Zoe

Entre os promotores desta iniciativa, surgem operadores de carregamento como a IBIL (líder do projeto e parceiro da Mobilize Power Solutions em Espanha), a EDP, a ENDESA, a GIC e a IBERDROLA, juntamente com a AEDIVE (a Associação Espanhola para o Desenvolvimento da Mobilidade Elétrica), o Centro Português para a Excelência e Inovação, o CEIIA, e o Grupo Renault, através da marca Mobilize.

Cofinanciado pela Comissão Europeia, este projecto conduziu já à instalação de 40 estações de carregamento rápido, estrategicamente localizadas ao longo das principais vias.

LEIA TAMBÉM
Chega dentro de um ano. Renault apresenta o elétrico que não vai poder comprar

De resto e precisamente com o objectivo de, não apenas inaugurar, mas também demonstrar, a interoperabilidade do projecto, elementos das empresas e entidades promotoras conduziram um Renault Zoe E-Tech Elétrico através da Península Ibérica. Mais precisamente, com saída de Lisboa, até Irun, no norte de Espanha, já perto da fronteira francesa.

"Estamos particularmente orgulhosos de fazer parte do projeto CIRVE; esta iniciativa prova que os automóveis elétricos não se destinam apenas às cidades, mas também podem ser utilizados em viagens mais longas, através das fronteiras nacionais", afirma a CEO da Mobilize, Clotilde Delbos. Defendendo que, "a instalação de infraestruturas de carregamento, ao longo das autoestradas e vias principais, é uma parte essencial da implantação, em larga escala, da mobilidade elétrica e da consequente redução da pegada de carbono do sector automóvel".

A partir de agora, já é mais fácil chegar a França, graças à rede de carregamento rápido da CIRVE
A partir de agora, já é mais fácil chegar a França, graças à rede de carregamento rápido da CIRVE

Entretanto e "para tornar ainda mais fácil a utilização de automóveis elétricos em todo o tipo de viagens, a Mobilize lançou o 'Mobilize Charge Pass', que dá acesso a mais de 260.000 pontos de recarga, em toda a Europa, com um único cartão", recorda a mesma responsável. Serviço que, no entanto e para já, apenas está disponível em Espanha.