Fique a conhecer a localização dos 27 novos postos de carregamento para veículos elétricos da rede Mobi.E, distribuídos por todo o país e com várias potências, incluindo ultrarrápidos, rápidos e semirrápidos.
Gerida pela Mobi.E e operada por vários comercializadores de energia elétrica, a rede pública portuguesa de carregamento de veículos elétricos foi reforçada com 27 novos postos de várias potências, incluindo ultrarrápidos (160 kW), rápidos (50 kW) e semirrápidos (22 kW).
A entrada ao serviço dos 27 novos postos de carregamento insere-se no cumprimento das orientações traçadas pelo Governo para a Mobi.E para o aumento da infraestrutura de carregamento para veículos elétricos, assim como reforço da rede em termos de potência com o significativo crescimento de postos com potência superior a 22 kWh.
A Rede Mobi.E permite ao utilizador carregar o seu veículo em qualquer posto de carregamento da Rede (Continente, Açores e Madeira), independentemente do respetivo Operador de Ponto de Carregamento (OPC) ou Detentor de Ponto de Carregamento (DPC), desde que possua um contrato ativo com qualquer Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME).
A rede Mobi.E integra todos os postos de carregamento de acesso público e de acesso privativo instalados por qualquer um dos OPC, Os postos de carregamento de acesso privado ligados à rede por opção do DPC.
Mais de 2500 postos
Atualmente, a rede Mobi.E conta com mais de 2500 postos de carregamento em todo o país, sendo mais de 600 de carregamento rápido ou ultrarrápido, isto é, com uma potência superior a 22 kW.
Dos 27 novos postos de carregamento, oito são ultrarrápidos em estão localizados em: Cascais (Estrada Nacional 249, km 4); 2 em Felgueiras (Rua T. C. António Emídio Moreira Peixoto e R. Prof. Joaquim Barros Leite); Lagos (Urbanização Varandas de São João, Lote 14); Loures (Rua Almirante Gago Coutinho); Santo Tirso (R. dos Trabalhadores do Arco); Torres Vedras (Rua António Augusto Cabral, nº 17) e Vila Nova de Gaia (A1, km 295,7, Sentido Norte/Sul).
LEIA TAMBÉM
Para todas as marcas. Moon inaugura posto de carregamento para EV
A rede Mobi.E inclui ainda 13 postos de carregamento rápido: Águeda (Quinta da Alagoa), Almeida (Sítio da Represa), Azambuja (Rua da EPAC); Braga (Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires); Bragança (Avenida Sá Carneiro); Caldas da Rainha (Avenida Infante D. Henrique, 30); Cascais (Estrada da Mata da Torre, EN 249); 2 na Figueira da Foz (Avenida das Olaias, 27); Mealhada (EN1, km 234); Palmela (Avenida António Velge, EN 252, Km 15 +460); Santa Maria da Feira (Rua do Murado, 602); Viseu (EN 229, km 80+700, Sentido Norte/Sul).
Os restantes seis postos de carregamento são semirrápidos, com potência de 22 kW: Braga (R. Qta. de Passos, 133); 2 em Cascais (Rua de Catembe, 165); 2 em Chaves (Rotunda do Raio X); e Mealhada (EN1, km 234).
Melhor ano de sempre em 2021
O ano de 2021 foi o melhor de sempre para a mobilidade elétrica em Portugal, tendo ficado marcado pela quebra mensal sucessiva de recordes na rede nacional de mobilidade elétrica (rede Mobi.E), acompanhando a tendência registada nas vendas de veículos elétricos. Durante o ano, o número de postos de carregamento na rede Mobi.E aumentou 66,5%, enquanto as vendas de veículos elétricos (BEV e PHEV) cresceram 49,1%.
Em comunicado, a gestora da rede de postos de carregamento para veículos elétricos refere que se verificou um aumento de 48% no número de utilizadores em 2021 para mais de 58.500 que foram responsáveis por mais de 1,46 milhões de carregamentos, representado um crescimento de 56% face a 2020, ano que tinha sido o melhor de sempre para a rede Mobi.E.
A infraestrutura de carregamento também cresceu significativamente para 2360 postos de carregamento que disponibilizam mais de 4.880 tomadas, traduzindo-se num ritmo de instalação médio de 18 postos de carregamento por semana.
Em termos de cobertura, a rede Mobi.E sublinha que finalizou o ano de 2021 com postos instalados em 302 municípios, o que representa uma cobertura geográfica superior a 98%.