A Mitsubishi acaba de apresentar o novo Xforce, um SUV compacto nascido para os mercados que não a América do Norte e Europa, já que e por exemplo, neste último, preferiu vender um Renault Captur rebatizado. O que, diga-se, é pena, ao olhar para as potencialidades deste novo Xforce...
Baseado no XFC Concept de 2022 e com produção agendada, desde já, para a Indonésia, o Mitsubishi Xforce exibe dimensões idênticas, quer ao anterior ASX europeu, quer ao novo que pouco mais é do que um Renault Captur rebatizado, com um comprimento de 4,39 m, uma largura de 1,66 m e uma distância entre eixos de 2,65 m.
A complementar estas dimensões, uma estética exterior moderna e cativante, com uma iluminação LED de aspecto agressivo e que, claramente, contribui para uma imagem global bem mais personalizada e marcante que a do novo ASX europeu.
Já no habitáculo, um painel de instrumentos digital de 8 polegadas, a par de um ecrã central de 12,3", ganham a companhia de um sistema de som Dynamic Sound Yamaha Premium, com oito altifalantes, além de uma plataforma de carregamento wireless de smartphones, entradas USB e suportes para smartphone à frente e atrás.
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Ainda no interior, que se anuncia suficientemente espaçoso para acomodar cinco ocupantes, os quais beneficiam igualmente de vários espaços de arrumação, uma caixa térmica, bancos traseiros reclináveis e uma bagageira configurável, a promessa de um revestimento nos bancos, de tecido 'mélange', que a Mitsubishi garante ser resistente a manchas.
Finalmente e quanto a motores, este Xforce dispõe, apenas e porque se trata de uma proposta para os mercados da ASEAN, Sul da Ásia, América Latina, Médio Oriente e África, de um único propulsor a gasolina de quatro cilindros, 1,5 litros de cilindrada, sem turbocompressor ou apoio elétrico. E que anuncia uma potência máxima de 105 cv e 141 Nm de binário, valores enviados apenas e só para o eixo dianteiro, através de uma caixa CVT.
Contudo e a procurar atenuar a falta de tracção integral, o modelo dispõe de um sistema de modos de condução, com quatro opções - Normal, Molhado, Cascalho e Lama -, o qual, em conjunto com o sistema Active Yaw Control (AYC) e uma distância ao solo que o fabricante diz ser "líder na classe" (222 mm), promete assegurar um melhor desempenho em traçados mais irregulares, escorregadios, ou até mesmo inundados.
De resto, a própria suspensão terá sido configurada de forma a garantir maior conforto nas estradas não tão lisas e alcatroadas de muitos dos países da ASEAN.