A Mitsubishi acaba de dar a conhecer, de forma oficial, o seu mais recente concept, o Vision Ralliart Concept. Estudo cuja apresentação ao público está, desde já, agendada para o próximo Salão Automóvel de Tóquio e que pode dar origem, no futuro, a propostas de cariz mais desportivo, na oferta da marca nipónica.
Baseado no bem conhecido Outlander PHEV, este novo concept, para o qual a Mitsubishi criou o slogan "The Next Era, The Next Adventure", surge depois da marca nipónica ter decidido ressuscitar, em maio de 2021, a outrora famosa divisão de performance Ralliart. Departamento que, no entanto e até ao momento, pouco havia dado a conhecer, à excepção de um conjunto de acessórios para os modelos Pajero e Triton, comercializados na Tailândia.
Com a apresentação oficial deste Vision Ralliart Concept, a divisão mostra, assim, o seu primeiro trabalho de preparação de um modelo da marca dos três diamantes.
Quanto ao concept propriamente dito, destaque, natural, para tudo aquilo que o afasta do modelo que tem por base, o Outlander PHEV, a começar no completo kit exterior que garante uma imagem geral bem mais agressiva. Acentuada, igualmente, através da presença de umas futuristas e enormes jantes de 22 polegadas.
LEIA TAMBÉM
À venda desde 2010. Mitsubishi ASX deverá conhecer sucessor em 2023
Ainda sobre este kit, a presença de uma nova grelha frontal com padrão desportivo e emblema Ralliart, um pára-choques frontal redesenhado e que desce até muito perto do solo, acrescentos nos pára-lamas, além de um pára-choques traseiro com um enorme difusor integrado e a acompanhar farolins mais esguios.
Optando, para o exterior, por uma cor negra, ligeiramente azulada, a Mitsubishi não revelou, contudo, quaisquer imagens do habitáculo do Vision Ralliart Concept. Embora tudo aponte para que a decoração interior não fuja muito das opções exteriores.
Mais potência, maior capacidade
Opção muito idêntica foi feita quanto à divulgação das especificações técnicas deste concept, com o fabricante a afirmar, apenas, que, comparativamente ao atual Outlander PHEV, que possui uma configuração de motor duplo, sistema Super-All Wheel Control (S-AWC) e uma bateria de 20 kWh, o Vision Ralliart Concept possui "mais potência de motor, um desempenho às quatro rodas mais desportivo, além de uma capacidade melhorada da bateria".
Ainda no capítulo do desempenho, a promessa de que o Vision Ralliart incorpora todo o ADN Ralliart, nomeadamente, oferecendo "uma aceleração, capacidade em curva e travagem elevadas, seja qualquer forem as condições da estrada e do clima". Algo que, não temos dúvidas, implicou muito trabalho, da parte dos engenheiros, ao nível do chassis, já que, embora continuamente evoluído, o Outlander continua a ser um SUV grande e pesado.
Ainda assim e em termos técnicos, a única alteração admitida é a introdução de um novo sistema de travagem, com discos maiores e pinças de seis êmbolos.
Contudo, também importa recordar que a Mitsubishi anuncia o Vision Ralliart Concept como um "mero" estudo, embora assumindo que o objectivo é utilizar "o feedback dos clientes [ao modelo], no desenvolvimento de futuros veículos" da marca. Não deixando, inclusivamente, de fora, a possibilidade deste concept dar origem a uma versão de produção focada no desempenho.