Já a partir de 2023. Novos Mitsubishi vão ter base e produção Renault

A Mitsubishi acaba de anunciar um acordo de cooperação com o grupo Renault, para a produção de novos modelos, já a partir de 2023.

Depois dos rumores iniciais, eis que a Mitsubishi Motor Corporation acaba de anunciar, de forma oficial, um acordo de cooperação com o grupo Renault, para a produção de novos modelos da marca dos três diamantes, concebidos com base em propostas do fabricante francês. Isto, já a partir de 2023.

O acordo de cooperação, entretanto também já confirmado pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, permitirá, assim, à Mitsubishi, realizar poupanças substanciais no desenvolvimento e produção de novos modelos destinados à Europa. Os quais passarão a utilizar, como ponto de partida, propostas seleccionadas do fabricante francês, sendo produzidos na mesma linha de montagem.

A par da redução nos custos, a Mitsubishi passa a beneficiar, ainda, da garantia de modelos mais adaptados aos gostos do cliente europeu, ainda que, garante a marca nipónica em comunicado, com todo o ADN dos seus produtos, além de consentâneos com as normativas ambientais comunitárias.

O Mitsubishi Engelberg Tourer Concept

Quanto aos modelos propriamente ditos, a Mitsubishi avança ainda não puder adiantar mais informações sobre os mesmos, recordando, apenas, que, desta forma, não só reforçará a sua gama de produtos na Europa, como dará lugar a uma importante atualização. A qual terá início já em maio, com o lançamento do novo Eclipse Cross PHEV.

LEIA TAMBÉM
Novo Outlander a caminho? Renault pode ajudar ao regresso da Mitsubishi

Afirmando saúdar "com agrado os modelos de origem Renault para o mercado europeu", o CEO da Mitsubishi, Takao Kato, sublinha que, "este acordo irá proporcionar-nos a disponibilização de novos produtos desenvolvidos e fabricados na Europa, lado a lado com o nosso negócio de após venda, que manterá a sua atividade".

Já o Presidente do Alliance Operating Board e da Renault, Jean-Dominique Senard, afirmou-se "muito feliz por ver a Mitsubishi Motors construir uma nova gama de produtos na Europa", recordando que "a Aliança tem como objectivo aumentar a competitividade e permitir uma partilha de recursos mais eficaz, para benefício de todas as três empresas que a compõem". Evitando "a duplicação de recursos" e melhorando "a sua eficiência".

Jean-Dominique Senard, Presidente do Alliance Operating Board

Sem fábricas na Europa mas com Outlander ainda a mexer

Recorde-se que há já algum tempo que a Mitsubishi não tem fabricas na Europa, sendo, por isso, obrigada a importar, seja do Japão, seja da Tailândia, todos os veículos que comercializa no Velho Continente.

Com vendas pouco expressivas nos mercados europeus, a companhia já havia anunciado, em julho último, a decisão de não lançar mais modelos nesta região do globo, enquanto parte de uma estratégia de redireccionamento do foco, para mercados mais lucrativos, como a Ásia.

O novo Mitsubishi Outlander, para já, a aguardar lançamento na Europa

Com a solução agora anunciada, a Mitsubishi volta a garantir a possibilidade de comercializar novos modelos na Europa, a começar, quiçá, pelo novo Outlander. O qual partilha, de resto, com vários modelos Renault fabricados em França, a mesma plataforma CMF.

Aliás, sobre este modelo, importa recordar que, embora ainda na versão "antiga", continua a ser, na sua motorização PHEV, um dos modelos do género mais populares entre os consumidores europeus.