A Mitsubishi deverá reduzir presença na Europa e apostar em modelos do segmento C e D, com tecnologia híbrida plug-in. Nova geração do Outlander PHEV, que chega no final do ano, irá ser um dos pilares da nova filosofia "pequena, mas bonita".
Após os planos estratégicos revelados pela Renault e pela Nissan para voltarem aos lucros, falta apenas conhecer as apostas delineadas pelo terceiro membro da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Estas serão reveladas detalhadamente na apresentação de resultados no próximo dia 30 de junho.
Sabe-se, porém, que a Mitsubishi Motors irá ser a referência da Aliança no Sudeste Asiático (ASEAN) e na Oceania. No âmbito do esquema "leader-follower", a marca dos três diamantes será responsável pelo desenvolvimento de sistemas híbridos plug-in para os segmentos C e D.
Por isso, não será de estranhar que a filosofia da marca japonesa seja alterada para o conceito de "pequena, mas bonita" na Europa e na China. O objetivo é compensar a reduzida expressão de vendas, assim como o aumento de custos de 30%, que decorreu da implementação do plano financeiro de 2017.
As vendas do Outlander PHEV na Europa não são suficientes para manter a marca viva, apesar de uma resiliência impressionante face ao aumento da concorrência e a chegada de novos rivais ao segmento de veículos híbridos plug-in.
Os planos da marca dos três diamantes poderão passar pela comercialização de um reduzido número de modelos no mercado europeu, que se destinarão aos países onde a marca ainda tem alguma expressão.
O Outlander PHEV deverá continuar a ser disponibilizado, estando prevista a chegada da próxima geração no final deste ano.