Modelo importantíssimo na oferta da marca japonesa, na Europa, o Mitsubishi Outlander prepara a sua quarta geração, há muito aguardada. E que, antevê o mais recente teaser divulgado pela marca dos três diamantes, pode chegar com muito de Nissan...
Prometido, desde já, para o próximo dia 16 de fevereiro, data em que a próxima geração deverá ser oficialmente apresentada, o próximo Outlander tem, de resto, pela frente, uma herança difícil. A começar, pelo facto de ter de substituir um modelo que, embora há muito com data de validade expirada - chegou em 2012, ou seja, há quase 10 anos! -, continua a ser um best-seller, na oferta Mitsubishi, para a Europa.
No entanto e quiçá procurando preparar, desde já, os fãs do modelo, a filial norte-americana da Mitsubishi decidiu divulgar um curto vídeo, no qual é possível ver o novo modelo, na fase de desenvolvimento. Não só derrapando num circuito de gravilha, como também a enfrentar outros terrenos mais difíceis, como é o caso da lama ou da neve.
Ainda assim, definido parece estar que a quarta geração do Mitsubishi Outlander, não só continuará sendo um SUV, como manter-se-á mais focado no asfalto. Sendo que, até mesmo as versões de tracção integral, optarão por um sistema de quatro rodas motrizes inteligente, ou seja, apostado maioritariamente na electrónica; e, muito provavelmente, sem redutoras, ou até mesmo modos de condução offroad.
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Plataforma e motor do Nissan Rogue
Quanto à base, as indicações já dadas apontam no sentido de que o próximo Outlander seja baseado na mesma plataforma do americano Nissan Rogue... e do futuro X-Trail, cuja chegada à Europa está prevista para este ano.
A solução, que deve ser encarada como uma forma de redução de custos, até porque a Mitsubishi faz parte da Aliança Renault-Nissan, faz parte da estratégia que prevê, igualmente, que o novo Outlander surja com a mesma motorização do Rogue, ou seja, um 2.5 litros a gasolina, a debitar 181 cv de potência.
Na Europa, o SUV nipónico deverá, no entanto, continuar a ser comercializado também com uma motorização híbrida plug-in, a qual, segundo alguns rumores, será apenas uma evolução do atual sistema de propulsão presente no modelo. Ou seja, um quatro cilindros 2.4 MiVEC de 135 cv e ciclo Atkinson, acompanhado de dois motores elétricos e uma bateria de capacidade razoável.
Desta forma, o Outlander deverá ser capaz de oferecer uma autonomia elétrica de, pelo menos 50 quilómetros.
Inspirado no Engleberg Concept
Finalmente e no que diz respeito ao design, tudo aponta para que o modelo vá buscar a inspiração ao atraente Mitsubishi Engleberg Concept, apresentado em 2019, e marcado por uma frente imponente, de ópticas bi-partidas, muitos ângulos rectos, além de perfil marcado por formas rectangulares.
Quanto à chegada aos concessionários, o facto de ter apresentação oficial para o próximo dia 16 de fevereiro, faz antever que, só lá para o final do verão, é que o novo Mitsubishi Outlander possa ser admirado, in loco, nas concessões. Mas, também pode ser que os responsáveis da marca dos três diamantes consigam acelerar um pouco as coisas...