Ao mesmo tempo que lança, nos mercados europeus, o novo ASX, a nipónica Mitsubishi Motors Company acaba de dar a conhecer uma nova e forte ofensiva de produto, composta de um total de 16 novos modelos. A maioria, eletrificados, além de a incluir um SUV com três filas de bancos, a par de uma pickup 100% elétrica!
Apresentado como um novo esforço no sentido de acelerar a descarbonização no seio do fabricante nipónico, o plano de produto agora desvendado, a que a Mitsubishi deu o nome de 'Challenge 2025', foca-se, principalmente, em propostas híbridas, híbridas plug-in e elétricas a bateria. Todas elas, com uma chegada prevista ao mercado dentro dos próximos cinco anos.
Composta por um total de 16 modelos, dos quais três são já conhecidos do grande público - Delica Mini, XFC Concept e ASX - e nove são anunciados como eletrificados (total ou parcialmente), a ofensiva prevê, desde logo, uma nova pickup, muito provavelmente para ocupar o lugar da Strakar. E cuja chegada ao mercado fica prevista para 2024.
Apenas um ano depois, será a vez daquilo a que a marca chama de PPV, abreviação para Veículo de Passageiros com base rolante idêntica à de uma de Pickup. E que, tal como a verdadeira pickup, disporá de motor de combustão.
Também a combustão, são dois outros SUVs previstos no plano, um primeiro com três filas de bancos, ao passo que, o segundo, com apenas duas fileiras, será híbrido. Sendo, tanto um, como outro, deverão chegar em meados da presente década.
LEIA TAMBÉM
Mitsubishi ASX. O regresso dos três diamantes
Apresentado com recurso a alguns slides, deste plano estratégico fazem ainda parte várias propostas elétricas, como é o caso de mais uma pickup, um SUV e dois modelos desenvolvidos em colaboração com a Renault e a Nissan. Como também minivans híbridas e com propulsão exclusivamente a combustão, uma nova variante híbrida do MPV Xpander, além de um novo kei car específico para o mercado japonês.
As expectativas
De resto e fazendo um balanço daquelas que são as expectativas relacionadas com este novo plano, a Mitsubishi revela esperar chegar a 2030 com os veículos eletrificados a pesarem cerca de metade das duas vendas a nível global, sendo que, o fabricante prevê investir qualquer coisa como 200 mil milhões de ienes, só para garantir das baterias necessárias. O que, por outro lado, também ajudará a fazer cair a média de emissões de CO2 do construtor, nos próximos três anos, em cerca de 40 por cento.
Entretanto e passados mais cinco anos (2035), a marca nipónica dos três diamantes espera estar a vender apenas modelos híbridos e elétricos, aproveitando também os laços que mantém à Aliança Renault-Nissan. Algo que começou já a fazer-se notar, não só com o lançamento do novo ASX, um irmão quase gémeo do Renault, mas também com o próximo Colt, previsto ainda para este ano, e que será, basicamente, um Clio retocado.