Novo Outlander a caminho? Renault pode ajudar ao regresso da Mitsubishi

Depois da decisão de cancelar novos modelos na Europa, a Mitsubishi pode, afinal, recuar na decisão e permitir a chegada do novo Outlander.

Depois do anúncio oficial do não-lançamento de novos modelos na Europa, eis que, afinal, a Mitsubishi pode dar um passo atrás nesta decisão e voltar a apostar forte, com os seus SUVs, no Velho Continente. Como? Com uma "ajudazinha" da Renault...

A decisão do abandono dos mercados europeus, por parte da Mitsubishi, começou a ser desenhada, ainda em Maio de 2020, com conferência de imprensa da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Na qual, a marca dos três diamantes era "nomeada" a principal responsável pela presença da Aliança, mas na região do Sudoeste Asiático.

Embora, nessa altura, ainda sem um conhecimento totalmente definido sobre as implicações de tal medida, nomeadamente, quanto à presença na Europa, a verdade é que, não demorou muito - apenas alguns meses... -, para que a Mitsubishi tomasse a decisão de focar-se nesse seu novo papel, e abandonasse os investimentos em continentes onde a sua expressão era bem menor.

Será desta que o novo Outlander recebe guia de marcha para a Europa?

Foi, assim, já no verão de 2020, que a Mitsubishi anunciou, oficialmente, a decisão de colocar um ponto final na introdução de novos modelos no Velho Continente, entre os quais, o novo Outlander, também como forma de reduzir, em apenas dois anos, 20% dos seus custos, voltando a tornar-se rentável.

LEIA TAMBÉM
Mitsubishi revela nova geração do Outlander

Contudo e menos um ano após esta decisão, um relatório do 'The Financial Times', citado pela britânica Autocar, avança que a marca dos três diamantes pode, afinal, vir a dar um passo atrás, nesta medida. Como? Passando a produzir as versões europeias dos seus modelos nas linhas de produção da Renault, em França.

Embora, para já, sem confirmação oficial, ainda que a publicação afirme citar "uma fonte de dentro da Aliança e com conhecimento directo sobre o tema", a verdade é que, através desta medida, a Mitsubishi poderia voltar a lançar novos modelos na Europa, a custos controlados. Com a Autocar a acrescentar, inclusivamente, que o anúncio pode mesmo vir a ser feito até ao final desta semana

A Mitsubishi L200 Strakar é um dos poucos modelos que continua a evoluir na Europa

Ainda assim, contactada pela mesma publicação, fonte oficial do fabricante japonês ter-se-á recusado a comentar este cenário, afirmando que "a única coisa que posso dizer é que os planos da Mitsubishi, que previam a transição para um negócio exclusivo de pós-venda, antes do final do ano, não mudaram". Não explicitando, porém, se estava a falar das operações europeias ou, pelo contrário, apenas no mercado do Reino Unido.

Resta, por isso, aguardar...