A Mitsubishi Motors vai suspender o lançamento de novos modelos na Europa por tempo indeterminado. A decisão insere-se na estratégia de otimização global das operações e redução de custos.
Ao abrigo da nova estratégia "Pequena, mas Bonita", a Mitsubishi Motors fixou o objetivo de redução de 20% dos custos nos próximos dois anos.
O fabricante japonês também irá concentrar as suas operações na Ásia e melhorar os lucros operacionais, diminuindo as atividades que libertam uma margem reduzida.
LEIA TAMBÉM
Mitsubishi. "Pequena, mas bonita" vai ser o lema na Europa?
Nesse sentido, a marca dos três diamantes decidiu apostar no mercado do sudeste asiático, onde detém uma taxa de penetração de 6,4%.
Na Europa, a sua quota de mercado é de apenas 1,0% e na América do Norte de 0,9%. A sua margem operacional naquela região foi de 513,76 milhões de euros em comparação com os 103,39 milhões de euros os restantes mercados.
Como consequência, a marca pretende "congelar" o lançamento de novos produtos na Europa. Isso significa que as novas gerações da pick-up L200, do SUV Outlander e do compacto Space Star não deverão ser comercializadas no Velho Continente.
Crescimento sustentável
Os planos da Mitsubishi para alcançar um "crescimento sustentável" a partir do final de 2022 passam pela consolidação do investimento nas regiões e produtos chave.
As alterações no mercado doméstico implicam o encerramento da fábrica de Sakahogi onde atualmente é construído o Pajero, sendo a produção transferida para Okazaki.
"Vamos mudar a nossa estratégia de expansão global para selecção e concentração", afirmou Takao Kato, CEO da Mitsubishi Motors Corporation. "Em primeiro lugar, iremos concluir as nossas reformas estruturais e reforçar as nossas áreas competitivas. O objetivo é construir uma estrutura corporativa que possa gerar lucros a médio prazo".
Os detalhes acerca do impacto na atividade da Aliança-Nissan-Renault ainda não foram revelados, mas a Mitsubishi confirmou os planos para continuar a lançar modelos avançados com tecnologias dos parceiros da Aliança. Um desses projetos é um sei car elétrico que está a ser desenvolvido com a Nissan para lançamento depois de 2022.