A Mitsubishi introduziu a nova série especial Evolution na versão de Cabina Club de 3 Lugares da pick-up L200, que oferece uma imagem mais radical e aventureira, com apontamentos específicos e exclusivos.
A Mitsubishi desenvolveu uma nova série especial da pick-up L200, denominada Evolution, baseada na versão 4x4 de Cabina Club e nível de equipamento Intense Strakar, com uma imagem mais radical e aventureira.
Exteriormente, a L200 Intense Strakar Evolution distingue-se pela pintura da carroçaria em preto, cor que também foi aplicada na grelha frontal, nas jantes de liga leve de 18 polegadas, no Roll-bar e nos espelhos retrovisores.
Os painéis laterais e a traseira receberam decalques em vermelho e cinza, enquanto a parte inferior das portas dianteiras e o portão traseiro contam com o logotipo "Evolution", específico desta série especial. As barras longitudinais e o revestimento (belliner) sem abas da caixa de carga também integram a dotação da L200 Intense Strakar Evolution. As jantes montam pneus de terra BF Goodrich All Terrain M+S Traction 265/60 R18 AT.
As versões de Cabina Club da L200 possuem portas suicidas, isto é, abrem em ângulos opostos, solução que facilita o acesso ao habitáculo, que, no caso em concreto, oferece uma lotação para três ocupantes, dois à frente e um atrás. Por outro lado, esta solução levanta alguns constrangimentos porque só é possível fechar a porta da frente se a traseira estiver fechada.
Decoração interior
Passando ao habitáculo, este também oferece elementos específicos desta série especial "Evolution", destacando-se os bancos em pele e alcântara com costuras e detalhes em vermelho, bordado "Evolution" nos bancos dianteiros, portas com aplicações na mesma cor, painel de bordo com aplicações em pele e tapetes de borracha.
O interior apresenta um painel central "alado" com total integração dos elementos verticais e horizontais para transmitir uma sensação de solidez e robustez. O painel central assenta numa base metalizada, onde surge a alavanca da caixa manual de seis velocidades, ladeadas pelas almofadas que servem de apoios para os joelhos, com um revestimento macio com pormenores costurados, igualmente presentes no apoio de braços e punho do travão de estacionamento mecânico.
A consola central integra o sistema SDA (Smartphone Link Display Audio), com ecrã tátil, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O equipamento de série é bastante completo, incluindo ar condicionado automático, volante em pele multifunções com comandos audio e Bluetooth, cruise control e limitador de velocidade, câmara traseira, sensores de chuva e luminosidade, faróis de nevoeiro.
Três lugares na cabina
Como se baseia na variante de Cabina Club, a L200 Intense Strakar Evolution apresenta um comprimento exterior de 5,21 metros, isto é, menos um centímetro do que a versão de Cabina Dupla. Todavia, oferece uma caixa de carga maior, com um comprimento de 1,85 metros contra 1,34 metros.
Naturalmente que esta diferença se reflete na habitabilidade traseira, que é bastante limitada, designadamente em termos de espaço para as pernas. O banco traseiro também é de recurso, servindo para deslocações curtas e ocasionais, situação essa também comum aos concorrentes com cabina longa.
No capítulo mecânico, a pick-up da Mitsubishi conta com o motor diesel de 2,3 litros, com sistema Start-Stop, que desenvolve uma potência máxima de 150 cv e um binário de 400 Nm. A posição de condução encontra-se com facilidade, graças às possibilidades de regulação do banco em profundidade, altura e inclinação, e também do volante.
Em termos dinâmicos, a combinação motor - transmissão oferece um comportamento dinâmico aceitável para um veículo que pesa em vazio 1990 kg, designadamente nos regimes intermédios, entre as 1500 e as 3500 rpm, obrigando o condutor a recorrer com frequência a uma caixa de velocidades manual, precisa e bem escalonada, para manter um andamento mais constante.
LEIA TAMBÉM
Mitsubishi L200. Sexta geração apresentada em Portugal
O consumo de combustível está em linha com a média do segmento, com o computador de bordo a indicar um valor de 8,8 l/100 km durante o ensaio.
Super Select 4WD-II
Em termos de assistência à condução, o utilizador tem ao seu dispor o limitador de velocidade, o auxiliar de arranque em subida, o controlo de estabilidade de tração.
Para uma utilização em fora de estrada dispõe do sistema de tração integral Super Select 4WD-II, com diferencial central. O seletor eletrónico localizado na consola central permite passar do modo 2H (2WD) para o 4H (Full-time 4WD) sem ser necessário parar o veículo.
O diferencial central assume um papel determinante ao controlar a distribuição de binário entre os eixos, otimizando a condução em estradas degradadas ou em situações de aderência mais precária. Este diferencial central também pode ser bloqueado, selecionando o modo 4HLc (4WD altas), passando a funcionar como um 4x4 convencional, sendo a sua utilização recomendada em pisos de pouca aderência. Para todo-o-terreno puro e duro está disponível o modo 4LLc, isto é, 4WD baixas ou redutoras.
No que se refere ao preço, a disponibilização de apenas três lugares na cabina permite a marca propor esta série especial por um preço de venda ao público de 32.033 euros. As empresas e empresários em nome individual têm ainda a possibilidade de deduzir o IVA.
A imagem radical é indiscutivelmente o grande argumento para quem necessita de um veículo com uma maior caixa de carga e um terceiro lugar apenas para deslocações ocasionais.
Ensaio publicado originalmente na Turbo Comerciais 44 - outubro / novembro de 2021.
Ficha técnica
Mitsubishi L200 4WD CC Intense Strakar Evolution 3L
PREÇO | 32.033 € |
MOTOR | 4 Cil. 2268 cc; 150 cv |
BINÁRIO | 400 NM |
TRANSMISSÃO | 4WD; 6 Vel; Man |
COMP./LARG./ALT. | 5295/1815/1780 MM |
D.E.E. | 3000 MM |
PESO BRUTO | 3110 KG |
TARA | 2065 KG |
CARGA ÚTIL | 1045 KG |
VOLUME ÚTIL | ND |
CONSUMO | 8,8 l/100 KM (WLTP) / Teste 8,8 l/100 KM |
EMISSÕES | 231 G/KM |
IUC | 53,85 € |
Equipamento
Jantes liga leve pretas de 18", grelha dianteira preta, Roll-bar preto, espelhos retrovisores pretos, bancos em pele e alcântara, decoração e logos "Evolution", câmara traseira, ar condicionado automático, sensor de luz e chuva, faróis de nevoeiro, sistema de tração Super Select 4WD-II, controlo de estabilidade e tração, limitador de velocidade ajustável, rádio digital com comandos audio no volante