Líder no segmento das pick-up de cabina dupla, a Mitsubishi L200 foi recentemente atualizada, oferecendo uma imagem exterior e interior revista, assim como um novo motor diesel de 150 cv.
Proposta em versões de trabalho e lazer, cabinas club (longa) e dupla, com três ou cinco lugares, níveis de equipamento Invite e Intense, a sexta geração da L200 reune novos argumentos para reforçar a sua competitividade no segmento das pick-up, designadamente face à sua concorrente mais direta, a Hilux da Toyota.
A nível estético, a nova L200 Strakar é facilmente identificável pela secção frontal, que adota a identidade visual "Dynamic Shield" da Mitsubishi Motors (estreada no Pajero e alargada posteriormente a outros modelos como o Outlander, o Eclipse Cross, o ASX ou o Space Star), definindo todo o design frontal em 3D, envolvendo a grelha dianteira, o capot e os guarda-lamas como uma única peça consistente.
Para cumprir as normas de proteção de peões, o capot está ligeiramente mais alto (40 mm), com o painel central também em posição mais elevada, melhorando a visibilidade dos limites exteriores do veículo.
Outra alteração consiste nos grupos óticos mais esguios e os indicadores de mudança de direção integrados no pára-choques.
Lateralmente, a nova L200 Strakar surge com um perfil mais musculado e cavas das rodas mais robustas, contando ainda com novos espelhos retrovisores e estribos laterais.
As dimensões exteriores mantiveram-se praticamente inalteradas, com a versão de cabina dupla - que corresponde à unidade ensaiada Space Cab de três lugares - a apresentar um comprimento de 5,22 metros (sem pára-choques traseiro) face aos 5,20 metros da geração anterior e uma largura de 1,81 metros. As dimensões da caixa de carga também não sofreram alterações, cruzando 1,47 metros de largura com 1,52 metros.
Mais qualidade interior
O habitáculo da L200 Strakar também evoluiu, adicionando um toque de robustez, requinte e funcionalidade aos pontos fortes da geração anterior.
O interior é dominado por um painel central "alado" com total integração dos elementos verticais e horizontais para transmitir uma sensação de maior solidez e robustez.
O painel central passa a assentar numa base metalizada, onde surge a alavanca da caixa de velocidades, ladeadas pelas almofadas que servem de apoios para os joelhos, com um revestimento macio com pormenores costurados, igualmente presentes no apoio de braços e punho do travão de estacionamento.
O painel de instrumentos recebeu um novo grafismo nos dois mostradores de molduras cromadas e um novo ecrã central multifunções. As versões Intense recebem o sistema SDA (Smartphone Link Display Audio), com ecrã tátil, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
Space Cab com apenas três lugares
A versão Space Cab Intense possui apenas três lugares na cabina devido à remoção dos assentos traseiros central e do lado esquerdo. Este último foi substituído por uma caixa de ferramentas, de dimensões não muito generosas.
Esta solução permite reduzir o valor de ISV de 7.418,50 euros da versão de cinco lugares para 1.503,46 euros, assim como a dedução do IVA. A combinação destes dois benefícios fiscais permite a uma empresa poupar quase 12.700 euros.
O nível de equipamento continua a ser um dos mais completos do segmento das pick-up de cabina dupla, incluindo ar condicionado, volante em pele com comandos audio e Bluetooth, Cruise control e limitador de velocidade.
As versões Intense contam ainda com ar condicionado automático, câmara traseira, sistema SDA com ecrã tátil de sete polegadas, sensores de chuva e luminosidade, faróis de nevoeiro.
Novo motor 2.3 DI-D
A sexta geração da L200 estreia um motor diesel de 2,3 litros, que cumpre a norma de emissões Euro 6d-TEMP, recorrendo à tecnologia da redução catalítica seletiva (SCR), que obriga à utilização de AdBlue. O depósito tem uma capacidade de 21 litros, oferecendo uma autonomia para 20 mil quilómetros.
O novo bloco 2.3 DI-D, com sistema Start-Stop, desenvolve uma potência de 150 cv e um binário de 400 Nm, estando acoplado, nesta versão em análise, a uma caixa manual de seis velocidades, estando disponível, em opção, uma transmissão com igual número de relações.
O novo motor funciona melhor a médios regimes do que abaixo das 1500 rpm ou acima das 3500 rpm, obrigando o condutor a recorrer com alguma frequência à alavanca da caixa de velocidades para manter um andamento mais constante.
Em termos de consumos, o computador de bordo registou uma média de 7,7 l/100 km durante o ensaio, aumentando, sem supresa, na condução em cidade ou em todo-o-terreno.
Para utilização em fora de estrada, a Strakar Intense recebe um sistema de tração integral Super Select 4WD-II, com diferencial central. Com recurso ao seletor eletrónico na consola central é possível passar do modo 2H (2WD) para o 4H (Full-time 4WD) sem necessidade de paragem do veículo, que passa a comportar-se como um 4x4 permanente.
O diferencial central assume um papel determinante ao controlar a distribuição de binário entre os eixos, otimizando a condução em estradas degradadas ou em situações de aderência mais precária.
Este diferencial central também pode ser bloqueado, selecionando o modo 4HLc (4WD altas), passando a funcionar como um 4x4 convencional, sendo a sua utilização recomendada em pisos de pouca aderência. Para todo-o-terreno puro e duro está disponível o modo 4LLc, isto é, 4WD baixas ou redutoras.
Mais segurança
O chassis de travessas e longarinas recebeu algumas melhorias, designadamente nas suspensões, com molas de maior curso em ambos os eixos, bem como amortecedores maiores, para otimizar a combinação de conforto com elevada capacidade de carga.
No capítulo dos sistemas de assistência à condução, a L200 Strakar Intense conta, de série, com o sistema de alerta de desvio de faixa de rodagem (LDW), assistência à travagem de emergência, auxiliar de arranque em subida, controlo de tração e estabilidade, assistência à estabilidade de reboques, sistema de mitigação de colisão frontal (FCM).
Este último recorre a sistemas de câmara e radar para detetar automóveis ou peões na frente do veículo; se determinar a eventualidade de uma colisão, emite um alerta sonoro e ativa os travões, para evitar o embate ou minorar os danos provocados pelo mesmo.
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No que se refere ao preço, a L200 4WD Space Cab Intense é proposta a partir 35.150 euros, podendo esse valor subir para os 37.853 euros com a inclusão de equipamento opcional como o elemento decorativo frontal cromado, o'styling bar', os tapetes de borracha ou a forra e amortecedor do portão da caixa de carga.
Com esta renovação, a L200 Strakar recebeu novos argumentos para disputar a liderança com a Toyota Hilux e dar continuidade a uma tradição histórica deste modelo no segmento que já conta com quatro décadas no nosso país.
Ficha técnica
Preço | 35.150 € (37.853 € unidade ensaiada) |
Motor | 4 CIL; 22 CC; 156 CV; 3600 RPM |
Transmissão | Integral; 6 Vel; Man |
Peso | 2005 KG |
Comp./Larg./Alt. | 5225/1815/1780 MM |
Lugares | 3 |
Consumo | 8,8 (7,7*) L/100 km |
Emissões | 231 G/KM |
IUC | 52 euros |
Equipamento
Ar condicionado automático, volante em pele com comandos audio e Bluetooth, Cruise control e limitador de velocidade, câmara traseira, sistema SDA com ecrã tátil de sete polegadas, sensores de chuva e luminosidade, faróis de nevoeiro, sistema tração Super Select 4WD-II.