Depois da decisão anunciada de deixar de comercializar SUVs e crossovers na Europa, devido às imposições em termos de emissões, eis que a Mitsubishi pode abrir uma excepção, com um modelo não menos excepcional: uma nova versão crossover/SUV do "eterno" Lancer Evolution, com sistema de propulsão 100% elétrica. E, já para 2021.
A notícia foi originalmente avançada por um site japonês de nome 'Spyder 7', reafirmando, assim, rumores que foram surgindo ao longo de 2020, dando conta da possibilidade da Mitsubishi recuperar uma designação icónica na marca. Embora e desta feita, num formato distinto daquele com o qual o nome Lancer Evolution ganhou notoridade.
Segundo as mesmas fontes, o novo SUV 100% elétrico - e, por esse motivo, totalmente adequado aos mercados europeus -, assumir-se-á como a versão de produção do Mitsubishi e-Evolution Concept dado a conhecer em 2017. Já então apresentado como uma criação inspirada no sedan desportivo Lancer Evolution do passado.
De resto e mesmo que, a passagem à produção, possa resultar um visual menos audacioso que o do concept, tudo aponta para que o SUV opte, em termos técnicos, por uma solução de propulsão 100% elétrica, equipada com tracção integral permanente, graças também à configuração utilizada no protótipo, com três motores elétricos.
LEIA TAMBÉM
Mitsubishi e-Evolution Concept – Salto rumo ao futuro
Quanto à autonomia, as informações apontam no sentido de que o Mitsubishi e-Evolution de produção possa vir a anunciar valores na ordem dos 500 quilómetros, com uma só carga.
Ainda de acordo com as informações veiculadas pelo mesmo site japonês, diferente, no veículo de produção, serão, contudo, as portas, de funcionamento convencional, ao contrário do que acontecia no concept, que se destacava pelas portas de abertura antagónica. Sobressaindo, igualmente, o pilar A de inclinação mais íngreme, assim como a traseira de design arrojado, tipo coupé.
Finalmente e embora tudo não passe, pelo menos para já, de uma notícia sem confirmação oficial, a verdade é que, à partida, não faltam soluções a permitirem a concretização deste passo.
Desde logo, pelo facto da Mitsubishi pertencer, hoje em dia, à Aliança Renault-Nissan, o que lhe garante o acesso à nova plataforma modular exclusiva para veículos elétricos CMF-EV. A mesma que, diga-se, serve de base ao primeiro SUV 100% elétrico da Nissan, o Ariya.
A par desta solução, a Mitsubishi também poderá recorrer à parceria que mantém com o Guangzhou Automobile Group, ou GAC, para produzir uma versão para o mercado chinês.