Modelo que representa também o regresso da marca dos quatro anéis ao importante segmento B, o Mitsubishi Colt acaba de desembarcar em Portugal, com três versões e preços a partir de 18 490€.
Espécie de reinterpretação nipónica do Renault Clio, face ao qual não renega, de resto, as muitas semelhanças, além de partilha de componentes, o novo Mitsubishi Colt parte da mesma plataforma CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, com configuração pseudo MacPherson à frente e eixo semirrígido com amortecedor atrás, para, especialmente através dos logótipos em posição de destaque e de alguns elementos da chamada linguagem de design Dynamic Shield, afirmar, em termos estéticos, alguma diferenciação.
Mas se, exteriormente, as parecenças são mais que muitas, no habitáculo, também não faltam semelhanças com o utilitário francês e que vão desde o painel de instrumentos de 7", até ao ecrã central, ainda que e no caso específico do modelo nipónico, de apenas 7", contra 10" no Clio.
LEIA TAMBÉM
Mitsubishi ASX. O regresso dos três diamantes
Ainda assim, a garantia de presença, tanto do Apple CarPlay, como do Android Auto, além de e já no capítulo da segurança, um completo pacote de sistemas de segurança e ajuda à condução. Entre as quais, o sistema de mitigação de colisão frontal, aviso de saída de faixa e assistência à manutenção na faixa de rodagem.
Na bagageira, uma capacidade de carga que começa nos 391 litros, mas que também pode chegar aos 1069 litros, com o banco traseiro rebatido.
Três versões, dois motores
Disponível em Portugal com três níveis de equipamento - Kyoto, Invite e Launch Edition -, o novo Colt conta, ainda e termos de motorizações, com duas motorizações de três cilindros a gasolina, com 999cc. A primeira das quais, associada apenas ao nível de equipamento de entrada (Kyoto), assim como a uma caixa manual de cinco velocidades, a debitar 65 cv de potência e 95 Nm de binário, além de anunciando um consumo WLTP em ciclo combinado de 5,2 l/100 km e emissões de CO2 de 118 g/km.
Já o segundo tricilíndrico, proposto com os níveis de equipamento Invite e Launch Edition, é uma unidade MPI-T turbo a debitar 90 cv de potência e 160 Nm, valores que, em conjunto com uma caixa manual de seis velocidades, lhe permitem não só conseguir uma média nos consumos de 5,2 l/100 km, como também emissões de 117 g/km, segundo a norma WLTP.
A partir de 18.490€
Finalmente e no que diz respeito a preços, a Mitsubishi propõe uma oferta que começa nos 18 490€, preço pedido pela versão de entrada Kyoto, mas que a campanha de lançamento atualmente em vigor para o modelo, faz descer para os 17 690€. Ou, então, para 16 540€, com campanha de financiamento.
Já a versão Invite, disponível com o 1.0 Turbo de 90 cv, tem como preço de entrada 21 450€, ou 20 650€ quando aplicado o desconto de campanha. Podendo, depois, ficar abaixo dos 20 000€ (19 500€), caso o cliente recorra a financiamento Santander Consumer.
Quanto à versão de topo Launch Edition, apresenta um preço de venda ao público de 22 600€, 21 800€ com campanha, ou 20.650€ com financiamento.