Mitsubishi ASX. O regresso dos três diamantes

O Mitsubishi ASX posiciona a marca dos três diamantes no centro de um dos segmentos mais competitivos do mercado

A nova proposta da Mitsubishi para o segmento B-CUV chama-se ASX e partilha quase tudo com o primo Renault Captur. O Mitsubishi ASX chega em abril com preços desde os 24 590 € para o 1.0 T de 90 cv.

Não há como escapar à comparação. No entanto, se parece um Renault Captur, tem os motores do Renault Captur e o espaço do Renault Captur, então só pode ser um… Mitsubishi ASX.

A necessidade de conter os custos, para que estes não se refletissem no preço final, levou a marca dos três diamantes a recorrer às sinergias da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para o desenvolvimento do ASX.

Descubra as diferenças

Os diamantes tomam o lugar do losango, a inscrição Mitsubishi surge em localizações específicas e estão desvendadas as diferenças. Nada errado com uma estratégia que permite ao construtor japonês posicionar-se no coração do competitivo segmento B-SUV.

O interior segue a lógica do exterior, com o Mitsubishi ASX a oferecer uma fila traseira com calhas para jogar com espaço para as pernas e os 332 litros da mala.

Sempre ligado

À frente há integração Apple CarPlay e Android Auto tanto para o ecrã base de 7'' como para o de 9,3'' dos níveis de equipamento superiores. O painel de instrumentos pode ser digital com 7'' ou 10'' em função do equipamento.

Interior do Mitsubishi ASX
O ecrã central pode chegar às 9,3'' e o painel de instrumentos digital às 10''

Os sistemas ADAS de série incluem Mitigação de Colisões Frontais com proteção de peões, Aviso de Distância, Aviso de Saída de Faixa de Rodagem, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Cruise Control, sensores de estacionamento e câmara traseira.

Das três motorizações disponíveis no mercado nacional – 1.0 MPI-T de 90 cv, 1.3 T MHEV de 160 cv e 1.6 PHEV de 160 cv – conduzimos aquela que anuncia 50 km de autonomia EV. Não chegámos sequer aos 40 km, mas as estradas eram demasiado exigentes (divertidas) para fazer condução económica.

Dois motores elétricos

Amparado pelo esquema de dois motores elétricos conhecido do Renault Captur, um gerador de 34 cv e um motor/gerador de 67 cv, o bloco de quatro cilindros é um exemplo de progressividade.

Pormenor do Mitsubishi ASX Plug-in Hybrid

A caixa multimodo de quatro velocidades nem sempre acompanha o empenho do Mitsubishi ASX. Há algumas indecisões na escolha da relação a usar compreensíveis num modelo sem aspirações desportivas.

Bateria de 10,5 kWh

A bateria de 10,5 kWh promete 50 km de autonomia EV. Ficámos pelos 37 km de condução empenhada nas serras dos arredores de Málaga.

Vista traseira do Mitsubishi ASX

O Mitsubishi ASX chega a Portugal em abril, com preços desde os 24 590 € para o 1.0 MPI-T, com 90 cv caixa manual de seis velocidades. O 1.3 MHEV, com 160 cv e caixa de dupla embraiagem e sete velocidades começa nos 29 990 €. O híbrido recarregável ainda não tem o preço fechado.