"Dynamic Shield". Mitsubishi ASX reforça a sua identidade

SUV de dimensões compactas da Mitsubishi, o ASX, recebeu atualização que incidiu no capítulo estético, com adoção do "Dynamic Shield",

O SUV de dimensões compactas da Mitsubishi, o ASX, recebeu uma atualização para 2024, que incidiu no capítulo estético, com a adoção do "Dynamic Shield", e também passa a oferecer mais funcionalidades de conectividade.

A Mitsubishi deu mais um passo no programa de renovação da sua gama com a atualização do seu SUV de segmento B, o ASX. Apesar de continuar a partilhar a plataforma e a carroçaria com o seu "primo" Captur, a marca japonesa procurou fazer uma maior diferenciação estética face ao modelo gaulês.

A face mais visível consiste na secção frontal que recebe o emblemático "Dynamic Shield" da Mitsubishi, reforçando as suas caraterísticas de SUV, além de conferir um aspeto robusto e dinâmico.

O perfil lateral carateriza-se por uma silhueta fluída, com ombros amplos e plano elevado, enquanto a traseira apresenta farolins em C com contornos caraterísticos, incluindo, 

tal como os faróis dianteiros, tecnologia Full-LED. A porta da bagageira ostenta a designação ASX e as letras esculpidas que compõem a palavra "Mitsubishi", deixando bem clara a identidade do modelo. 

Três níveis de equipamento

Nos níveis de equipamento Invite, Intense e Instyle, os acabamentos exteriores - resguardo de proteção inferior dianteiro, os frisos das embaladeiras e a proteção inferior traseira - são em preto brilhante ou cromado, contribuindo para um aspeto musculado.

O habitáculo possui revestimentos em pele ou tecido, em função do nível de equipamento, enquanto o amplo tecto de abrir panorâmico, com 69 centímetros de largura, permite passar uma luz abundante para o interior.

A versatilidade é um dos argumentos do ASX, graças a um banco traseiro que desliza 16 cm para a frente, oferecendo mais espaço e arrumação na bagageira. Isso significa um incremento de 69 litros (VDA) na capacidade de carga com o banco deslocado totalmente para a frente, a juntar aos 332 litros (VDA) que a bagageira oferece com o banco na sua posição normal. Esta funcionalidade é de série em todos os níveis de equipamento.

Conectividade

O ASX faz a estreia na Mitsubishi das funcionalidades Google incorporadas, incluindo as aplicações e serviços Google Assistant, Google Maps, entre outras, acessíveis através do Google Play.

O renovado ASX da também disponibiliza a aplicação My Mitsubishi Motors, que proporciona aos utilizadores informações em tempo real e opções de controlo de sistemas de controlo através de telemóvel. 

O SUV-B da Mitsubishi recebe sistema de infotainment Smartphone-link Display Audio (SDA) que está centrado no ecrã vertical de 10,4", de elevada nitidez e qualidade de imagem, graças aos seus 960 x 1280 pixels de resolução. Este ecrã de 150 DPI permite a replicação de smartphones para aceder a informações de mapas ou de muitas outras aplicações.

Para maior comodidade, está igualmente disponível um sistema de carregamento sem fios para smartphones, assim como um sistema de  som premium da Harman Kardon.

A digitalização do habitáculo é reforçada pelo  ecrã do painel de instrumentos configurável, de 7", ou pelo Ecrã Digital do Condutor (DDD), de 10", que pode ser personalizado, possibilitando a reprodução de instruções de navegação. Ambos oferecem um leque alargado de informações, colocando os dados mais importantes diretamente à frente do condutor.

Três motores

No capítulo mecânico, o ASX vai contar com a mais recente tecnologia neste domínio, incluindo opções com tecnologia híbrida suave (MHEV) e híbrida (HEV). A versão de entrada assenta no motor turbo a gasolina de três cilindros e 1,0 litros, designado 1.0 MPI-T, associado a uma caixa manual de seis velocidades, que oferece uma potência de 90 cv e um binário de 160 Nm. O consumo anunciado é de 5,7 l/100 km e as emissões de 130 g/km. 

A segunda alternativa consiste no bloco 1.3 DI-T turbo, a gasolina, que inclui um sistema híbrido suave, o qual integra um gerador de arranque por correia conjugado com uma bateria de iões de lítio de 12V, para conseguir recuperar energia quer durante a desaceleração, quer durante a travagem, além de disponibilizar um sistema elétrico de assistência ao binário.

A versão com caixa manual de seis velocidades combina uma potência de 140cv com um binário de 260 Nm, com um consumo de 5,7 litros/100 km e emissões de 130 g/km CO2. Já a versão com caixa de dupla embraiagem de velocidades (7SST) sobe a potênciae binário para 160 cv e 270 Nm, o que se traduz num consumo e emissões de 5,8 litros/100 km e 132 g/km CO2.

A oferta do ASX compreende ainda um grupo propulsor totalmente híbrido (HEV), cuja tecnologia combina uma unidade a gasolina de 1,6 litros e dois motores elétricos (um deles como gerador) com uma transmissão automática multimodo (MMT). Com os seus 142 cv de potência combinada, esta unidade proporciona um excelente equilíbrio entre performance e eficiência, graças à assistência elétrica.

Segundo a Mitsubishi, o ASX oferece uma autonomia total de 900 quilómetros, possível conduzir até 80% do tempo em modo elétrico na cidade. A marca anuncia ainda uma poupança de 40% no consumo de combustível em comparação com uma motorização não híbrida. O consumo de combustível em ciclo WLTP é de 4,6 l/100 km e as emissões de 104 g/km. 

Assistência à condução

O Mitsubishi ASX conta com os mais recentes sistemas de assistência à condução para garantir níveis máximos de proteção, recorrendo a uma combinação de sensores ultrassónicos e tecnologia de radar e de câmaras para construir uma imagem da zona em redor do veículo e ajudá-lo a evitar obstáculos, avisar o condutor para perigos iminentes ou realizar manobras evasivas para mitigar ou impedir acidentes. 

A dotação de série inclui sistema de mitigação de colisões frontais com Proteção de Peões, Cruise Control com Limitador de Velocidade, Monitorização da Atenção do Condutor, Assistente de Velocidade Inteligente, Aviso de Distância, Aviso de Saída de Faixa de Rodagem, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem e Assistência de Emergência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Sensores de Estacionamento e Câmara Traseira.

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Nos níveis de equipamento mais elevados e equipados com a caixa de velocidades automática das versões MHEV e HEV, o sistema MI-PILOT (Mitsubishi Intelligent Pilot) combina o Cruise Control Adaptativo (ACC) com a Assistência à Centragem na Faixa de Rodagem (LCA).

O Mitsubishi ASX beneficia de uma garantia geral de cinco anos ou 100 mil quilómetros. A bateria tem uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros.