A Mitsubishi adicionou recentemente um video, ao seu canal de Youtube, em que recorda o seu percurso nos campeonatos internacionais de ralis. Com especial foco, naquele que foi a jóia da sua coroa, o Mitsubishi Lancer Evolution.
Nos dias que correm, são os SUV´s e os pequenos citadinos, que maior notoriedade trazem à marca japonesa. No entanto, nem sempre foi assim.
Tempos houve, em que a marca era mais associada às suas inúmeras vitórias nas competição de ralis, através da prestação dos seus modelos mais desportivos, repletos de "pedigree". Como foi o caso do Mitsubishi Lancer Evolution.
Num momento de elevado sentimento nostálgico, a marca japonesa acaba de publicar, agora, um video no seu canal de Youtube, em que recorda a sua rica história no Campeonato Mundial de Ralis.
Neste video, com cerca de 13 nostálgicos minutos, a marca apresenta-nos como tudo começou, decorria o ano de 1967, embora com o claro intuito de desenvolver tecnologia para os seus modelos comerciais.
LEIA TAMBÉM
Novo Mitsubishi Space Star: argumentos reforçados
Uma das informações mais interessantes apresentadas, é, desde logo, o facto de umas das primeiras provas internacionais em que a marca participou, foi o Southern Cross Rally, no Porto, então com o Colt 1000F.
Este pequeno documentário, sobre da história da Mitsubishi nos ralis, apresenta-nos os vários esforços e carros que precederam o lendário Lancer Evolution. Como é o caso do Mitsubishi Galant 2GS de 1972, o Lancer 1600 GSR, de 1973, o Lancer EX200 Turbo de 1981, o Starion 4WD, e o Galant VR-4, de 1988.
Grupo A: a era mais nostálgica
Neste vídeo, a Mitsubishi recorda, depois das tentativas dos anos 70 e 80, aquela que foi a época dourada na competição, para a marca, sustentada no lançamento do Mitsubishi Lancer Evolution, nos anos 90.
Nesta época, a marca nipónica alcançou inúmeros sucessos no Grupo A, graças aos seus incontáveis desenvolvimentos tecnológicos, aplicados a cada nova geração do Lancer Evolution.
Contudo e com o surgimento do WRC, em 1997, o início dos anos 2000 trouxe alguma perda de fôlego, da parte da marca, a qual acabou por cessar a sua participação oficial no Mundial de Ralis, no ano de 2006.
LEIA TAMBÉM
Mitsubishi L200. Sexta geração apresentada em Portugal
Publicado no Youtube,o vídeo é, infelizmente, narrado em japonês, embora o leitor possa colocar legendas automáticas, em português.
Embora longe do ideal, estas permitem-lhe, ainda assim, entender o vídeo, com todas as vitórias e desenvolvimentos técnicos, que tanto influenciaram os desportivos de produção da marca, como também todo o resto da sua gama.