One-off... infelizmente! Sir Paul Smith recria o Mini original elétrico e sustentável

Embora não sendo a primeira iniciativa do género, esta é especial: Sir Paul Smith decidiu recriar o Mini Paul Smith Edition de 1998, elétrico.

Embora dificilmente possa ser considerada a primeira iniciativa do género, inclusivamente, da parte da própria Mini, a verdade é que esta reinterpretação é verdadeiramente especial. Trata-se, afinal, da transformação de um Mini Paul Smith Edition de 1998, em Veículo Elétrico, feita sob supervisão do próprio!

Modelo do qual foram feitas, no final do século passado, apenas 1.500 unidades, o Mini Paul Smith Edition deu, agora, uma espécie de salto no Tempo, para adoptar, através de um processo de transformação supervisionado pelo próprio Sir Paul Smith, entre outras novidades, a propulsão elétrica.

Encarado como uma homenagem ao protótipo original, pintado então num azul brilhante, obtido a partir de uma amostra retirada de uma das camisas favoritas do designer ícone de moda britânico, este novo one-off adopta o nome de 'Mini Recharged by Paul Smith', devido à sua propulsão zero emissões, ao mesmo tempo que replica o azul do modelo original.

A contrastar na cor exterior, vários elementos, tanto externos, como internos, presentes, inclusivamente, no habitáculo, e que remetem para uma palete de cores claramente inspirada nos anos 90 do século passado.

LEIA TAMBÉM
Devido à falta de componentes. Mini deixa de produzir carros com caixa manual

De resto, o projecto agora apresentado visa, também, respeitar a herança e o design intemporal, nomeadamente, do trabalho realizado pelo criador do Mini, Sir Alex Issigonis. Com Sir Paul Smith a recordar que, "quando nos mudamos para o apartamento da nossa tia, até por uma questão de respeito, não mudamos tudo; quanto muito, modernizamos. Este carro também procura respeitar o passado".

Relativamente aos aspectos técnicos, o carro vê substituído o motor a gasolina, escolhido como resposta à crise do petróleo de 1959, por um motor elétrico de 98 cv de potência, parte de um trem de força desenvolvido pela empresa britânica Recharged Heritage Limited. E que deve garantir ao pequeno Mini uma melhoria significativa nas prestações.

Quanto ao interior, apresenta uma abordagem minimalista e radical, inspirada no Mini Strip Concept apresentado em 2021 e também projectado por Sir Paul Smith. Nomeadamente, com um habitáculo despido e em que a chapa domina, sem grandes preocupações com revestimentos, a não ser a utilização do alumínio, além do tecido que reveste os bancos. Já os tapetes, rústicos, são feitos de borracha reciclada na parte superior.

O Mini Recharged by Sir Paul Smith apresenta, igualmente, vários materiais sustentáveis, volante removível e uma espécie de iman, concebido para acoplar um smartphone, o qual substitui praticamente todos os antigo botões e funções existentes na consola central.

A terminar, referir, apenas, que este one-off, parte do Mini Recharged Project, que procura celebrar a fusão entre a tradição com recurso a tecnologia pioneira, vai poder ser admirado ao vivo, de 7 a 12 de junho, no Salone del Mobile 2022, em Milão, Itália.