A Mini decidiu assinalar o último Dia Internacional da Mulher, com a apresentação de uma nova edição especial que é também uma homenagem à primeira vitória da marca nos ralis. O nome? Pat Moss Edition, nome da piloto que, em conjunto com a co-piloto Ann Wisdom, venceu a edição de 1962 do Tullip Rally.
Numa altura em que também se comemoram 60 anos sobre esta vitória inaugural da marca britânica, ainda por cima, com uma mulher piloto britânica aos comandos, a Mini assinalou o dia 8 de março de 2022 com uma edição especial do seu pequeno carro, baptizada, precisamente, com o nome de Pat Moss.
Quanto ao modelo propriamente dito, apresenta várias novidades estéticas, nomeadamente, alusivas à edição do Tulip Rally que Moss e Wisdom venceram, como acontece, aliás, com as inscrições nos pára-lamas dianteiros. Os quais recordam os cerca de 2.500 quilómetros feitos pela dupla, entre a Dinamarca e a Riviera francesa, seguido do caminho em sentido contrário. E que as duas mulheres conseguiram, com o seu Mini, ser as mais rápidas a realizar.
Parte do equipamento de série desta Pat Moss Edition, é também o exclusivo tejadilho Multitone, embora esteja igualmente disponível com um novo esquema de cores, que vai do Chili Red até ao Melting Silver e ao Jet Black. No entanto, também importa dizer que cada tejadilho acabará por apresentar padrões de cores exclusivos, devido ao processo de pintura.
LEIA TAMBÉM
Com 326 cv. Novo Countryman PHEV vai ser o Mini mais potente de sempre
Como cor de carroçaria, a possibilidade de optar entre o Pepper White e o Midnight Black metalizado, sempre com capas dos retrovisores em vermelho, sendo que, os pilares C, os vidros traseiros laterais e as tampas dos cubos das rodas, exibem uma alusão a uma tulipa, enquanto uma faixa branca horizontal no capot mostra o número de registo do Mini vitorioso - 737 ABL.
De resto, a própria assinatura de Pat Moss também surge inscrita, tanto do lado de fora, como no habitáculo, em conjunto com a mesma imagem de tulipa que é possível encontrar nas soleiras das portas e nos raios do volante.
Com 3 e 5 portas, Cooper S ou JCW
A Mini propõe esta Pat Moss Edition na carroçaria de 3 e 5 portas, tendo por base a versão Cooper S e o conhecido quatro cilindros 2.0 TwinPower Turbo, tanto na versão com 192 cv, como na de 231 cv do John Cooper Works (JCW).
No caso do 3 portas Cooper S, a prometer consumos combinados WLTP entre os 6,2 e os 6,6 l/100 km (6,8-6,2 l/100 k no 5 portas), e emissões de CO2 entre os 140 e 151 g/km (154-141 g/km), ao passo que, no mesmo 3 portas, mas com nível de equipamento JCW, a anunciar entre 6,8 e 7,1 l/100 km e entre 156 e 162 gramas de CO2 por quilómetros.
Para maio
Finalmente e embora, pelo menos para já, sem preços conhecidos, o Mini Pat Moss Edition promete chegar aos concessionários durante o próximo mês de maio de 2022.