Com uma ligação quase umbilical aos ralis, a Mini acaba de escrever um novo capítulo neste domínio, ao estrear um Mini Electric, numa etapa de um rali na Roménia, durante o passado fim-de-semana,
Inscrita no âmbito de uma parceria entre a BMW Roménia e a Vitesco Technologies, através da qual esta última empresa tem vindo a modificar um Mini zero emissões para a competição, a unidade em questão conseguiu cumprir uma das etapas do Transylvania Classic 2020, com um total de 5 km, em três minutos e oito segundos.
Sobre o carro propriamente dito, referir que manteve intocado o sistema de propulsão, suspensão, travões e pneus propostos de série com o Mini Electric, alterando apenas o interior. Onde, tanto os bancos dianteiros como traseiros, além de vários outros componentes, acabaram substituídos por uma gaiola de protecção e duas bacquets de competição, com respectivos cintos de segurança.
Graças a estas alterações, a equipa conseguiu reduzir o peso do Mini hatchback em cerca de 150 kg.
"Foi uma participação muito importante para nós. Aprendemos muito sobre a competição, a recuperação de energia e a gestão de temperatura, assim como os próximos passos a dar no desenvolvimento deste projecto", comentou, no final, o responsável de comunicação da BMW Roménia, Alexandru Seremet. Recordando que, "contamos com parceiros muito válidos, que vão ajudar-nos a colocar de pé um projecto elétrico de competição, na próxima temporada".
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Com um preço em Portugal a partir dos 34.400€, isto na versão de entrada S, o Mini Electric anuncia uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos e uma velocidade máxima de 150 km/h, graças a um só motor elétrico a debitar 184 cv e 270 Nm de binário.
A prometer uma autonomia 100% elétrica, segundo a norma WLTP, de 234 km, resultado da utilização de uma bateria de 28,9 kWh, o Mini Electric aproveita uma capacidade para suportar potências de carregamento até 50 kW, para anunciar uma recarga de até 80% da bateria, através de um ponto de carregamento rápido, em 35 minutos.
Já em tomada doméstica, a possibilidade de carregamento até 80% da capacidade da bateria, em duas horas e meia.