Irmão mais pequeno do Countryman. Mini prepara crossover elétrico

Depois do Countryman, a Mini prepara uma espécie de irmão mais pequeno do Countryman, crossover e elétrico, a lançar com a futura geração.

Numa altura em que a Smart procura recuperar a rivalidade de outrora, apresentando um SUV (elétrico) para fazer frente ao Countryman, a Mini prepara já uma espécie de resposta, elétrica... e crossover. Basicamente, uma espécie de irmão mais pequeno do Countryman, mas zero emissões.

A notícia é avançada pela também britânica Autocar, acrescentando que, a chegada deste novo crossover 100% elétrico, deverá acontecer com a próxima geração do Countryman.

Numa altura em que todas as informações apontam no sentido de que a próxima geração Mini hatchback não conte com qualquer versão zero emissões, desaparecimento que deverá englobar ainda a carrinha Clubman, a publicação revela que o futuro elétrico da marca britânica será uma espécie de irmão mais pequeno do crossover Countryman, a apresentar ainda durante este ano de 2022.

O Mini Countryman vai ter um irmão mais pequeno... elétrico
O Mini Countryman vai ter um irmão mais pequeno... elétrico

Integrado numa estratégia que a Mini tem já a decorrer, o novo modelo elétrico será, também ele, fabricado na China, ao abrigo da joint-venture Spotlight celebrada entre o BMW Group e a chinesa Great Wall Motor.

O novo modelo deverá assumir, igualmente, uma estética bastante mais radical e, ao contrário dos modelos atuais, não tão 'retro'. Sendo que, fruto das dimensões exteriores mais contidas, tal deverá permitir, igualmente, que o Countryman cresça, inclusivamente, de forma a tornar-se mais cativante para mercados como o norte-americano.

LEIA TAMBÉM
Série 7 elétrico. BMW i7 xDrive60 chega com autonomia de 483 km

Ainda sobre o futuro Countryman, relatórios recentes asseguram que, na próxima geração, também dos próximos produtos, não haverá motorizações híbridas plug-in, mas apenas a gasolina ou elétricas. Estando, igualmente, no plano, o lançamento de uma versão Diesel, embora com comercialização em mercados seleccionados.

Quanto à produção, o próximo Countryman deverá sair de linhas de montagem na Alemanha, uma vez que, em Oxford, Inglaterra, já são produzidos, tanto o hatchback, como o descapotável. Já os veículos elétricos, são fabricados na China.