A nova geração do Mini Countryman PHEV, que deverá chegar em 2023, será o modelo mais potente de sempre a ser produzido em série pela marca britânica detida pela BMW. Este modelo utilizará a linha motriz elétrica com 326 cv do BMW Série 2 Active Tourer.
O novo Mini Countryman vai partilhar a plataforma de tração dianteira FAAR com o novo BMW Série 2 Active Tourer e será produzido juntamente com este modelo e o futuro crossover na fábrica X1, em Leipzig, na Alemanha.
De resto, a nova geração do Countryman estará equipada com as mesmas motorizações a gasolina e híbridas plug-in. A versão mais potente da gama contará com tração integral e sistema de propulsão plug-in que permitirá oferecer um comportamento dinâmico bastante superior ao atual Mini JCW GP.
A linha motriz combina um motor a gasolina de três cilindros de 1,5 litros com um motor elétrico de 176 cv para permitir desenvolver uma potência combinada de 326 cv, um valor superior aos 220 cv do Countryman Cooper S E All4.
LEIA TAMBÉM
Para toda a gama. Mini ganha novas edições especiais
Uma bateria com capacidade útil de 14,2 kWh permitirá assegurar uma autonomia em modo elétrico de aproximadamente 88 quilómetros, isto é, mais do dobro que atualmente. A bateria poderá recuperar a carga total em 2h30m num carregador de 7,4 kWh.
Mais quatro motorizações
Ainda não se sabe se o Countryman mais potente de sempre irá receber o logotipo JCW que tradicionalmente está reservado para os modelos de performance da Mini, mas a marca já confirmou intenção de utilizar essa designação na sua gama de produtos eletrificados.
A oferta incluirá ainda um PHEV menos potente com 244 cv, assim como motores a gasolina com tecnologia híbrida suave de 48V de 1,5 litros e 2,0 litros com 170 cv e 217 cv, respetivamente, além de um diesel de 2,0 litros.
À semelhança do BMW X1, o Countryman também irá receber uma versão elétrica, mas poucos detalhes foram avançados sobre esta versão zero emissões. À exceção de que também terá tração dianteira.