Devido ao COVID-19. BMW retira produção do Mini Countryman à VDL Nedcar

Fabricado, desde 2016, pela VDL Nedcar, o Mini Countryman vai deixar os Países Baixos e passar a ser produzido em Inglaterra.

Fabricado, desde 2016, nas instalações da holandesa VDL Nedcar, o Mini Countryman vai deixar os Países Baixos e passar a ser produzido apenas em Inglaterra. Segundo anunciou a própria empresa holandesa, a razão está na pandemia de coronavírus.

Unidade de produção com uma capacidade de fabrico de 200 mil carros por ano, onde já foram produzidos, desde a abertura de portas em 1976, viaturas de marcas tão distintas como a DAF, Volvo, Smart e Mitsubishi, a VDL Nedcar prepara-se, agora, para perder a sua aquisição mais recente - a Mini.

Responsável, desde 2016, pela produção do Mini Countryman, a empresa holandesa já não deverá fabricar a próxima geração do modelo, uma vez que e segundo a refere a própria em comunicado, não recebeu qualquer pedido de acompanhamento, da parte do BMW Group, proprietário da Mini, para o próximo Countryman.

LEIA TAMBÉM
Mini Countryman renova-se a meio do ciclo de vida com reforço no equipamento

"A VDL Nedcar não recebeu, nem vai receber, qualquer ordem de acompanhamento, para o novo Mini Countryman, da parte do BMW Group. Devido à pandemia de coronavírus e a alguns desenvolvimentos disruptivos, a BMW decidiu produzir o sucessor da atual geração do Mini Countryman, dentro de portas", informou a empresa holandesa.

Apesar desta decisão, que coloca nas mãos da própria BMW, não apenas o desenvolvimento, mas também o fabrico da futura geração Countryman, importa também recordar que o modelo teve, recentemente, atualização, o que faz prever que uma nova geração só apareça dentro de alguns anos. Dando tempo ao grupo alemão para tomar decisão quanto ao local de produção.

A linha de montagem da VDL Nedcar

Recorde-se que, além da VDL Nedcar, o Countryman já é produzido em algumas fábricas que o BMW Group possui espalhadas pelo mundo, como é o caso da Índia, Malásia e Indonésia.

De resto e defesa da VDL Nedcar e dos seus trabalhadores, cujo futuro pode estar agora em risco, a BMW veio já dizer que a decisão de retirada do Countryman, "nada teve a ver com a qualidade, capacidade de entrega, fiabilidade e competitividade" da fábrica holandesa.