A Mini acaba de apresentar a nova versão de entrada do seu crossover Countryman, intitulada apenas e só 'C'. E que surge impulsionada por um "modesto" tricilíndrico 1.5 Turbo, conjugado com tecnologia Mild Hybrid, a debitar 170 cv.
Anunciado como uma "versão de entrada" capaz de oferecer os tradicionais predicados da marca, como a "agilidade e o prazer de condução", acrescidos de "um generoso equipamento de série", o novo Mini Countryman C começa por prometer prestações que passam pelos 8,3s na aceleração dos 0 aos 100 km/h, assim como por uma velocidade máxima de 212 km/h.
Para tal, o modelo conta não só com 170 cv de potência, mas também com um binário máximo de 280 Nm, retirado de um três cilindros 1,5 litros turbocomprimido a gasolina, conjugado com tecnologia Mild Hybrid que vai buscar a energia a uma pequena bateria. Que por sua vez é recarregada com a energia produzida na travagem, a qual é depois utilizada para garantir, ainda que por breves instantes, mais 14 kW (19 cv) na aceleração a fundo.
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No apoio ao trem de força, uma caixa automática de dupla embraiagem a enviar a potência apenas para as rodas da frente e que também contribui para consumos oficiais que a Mini fixa nos 6,1 l/100 km.
Proposto na Alemanha com quatro níveis de equipamento (Essential, Classic, Favoured e JCW), o mais básico com o nome de Essential e com um preço de 39.900€, o Countryman C não abdica, mesmo neste nível, de uma decoração exterior com protecções de carroçaria em plástico preto, vários componentes também em preto (as barras do tejadilho, por exemplo), a somar a jantes em liga leve que começam nos 17", sendo que, em termos de cores, apenas duas são mencionadas: Prata e um opcional Preto metalizado.
Mesmo com uma tonalidade suave no exterior, o crossover alemão complementa esta opção com uma decoração interior mais colorida, de dois tons, e revestimentos dos bancos coloridos, acrescidos de um display OLED redondo de 9,5" e que funciona, tanto como painel de instrumentos 100% digital, como ecrã para o sistema de infoentretenimento.
[ngg src="galleries" ids="8" display="basic_slideshow"]Pela primeira vez, o sistema Driving Assistant Plus permite dispor de condução semiautónoma de Nível 2 quanto em auto-estradas, permitindo ao condutor tirar as mãos do volante quando a velocidades acima dos 60 km/h, desde que mantenha a atenção na estrada e esteja pronto a intervir em qualquer instante.
Finalmente e a favorecer a funcionalidade, um banco traseiro capaz de deslizar até 13 cm em profundidade, permitindo favorecer, quer o espaço para pernas atrás, quer a capacidade de carga na bagageira. A qual consegue passar dos 450 para os 1.460 litros, mediante o rebatimento 40:20:40 das costas dos bancos.