Com metade do ciclo de vida cumprido, aquele que é, hoje em dia, um dos modelos de maior peso nas vendas da Mini, o Countryman, acaba de receber a necessária atualização, para os anos que se seguem. E que, neste caso, passa, essencialmente, por um reforço do equipamento, completado com alguns retoques na estética.
Lançada no mercado em 2017, a segunda geração do Mini Countryman actualiza-se, assim, de forma suave e quase imperceptível, a começar no exterior. Onde passa a ser possível encontrar novos pára-choques, uma nova grelha frontal e novas ópticas Full-LED, a partir de agora, de série em todas as versões.
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Igualmente novo, são os acabamentos e alguns jogos de jantes, enquanto, na traseira, um novo difusor, e farolins com a mesma assinatura luminosa tipo Union Jack dos restantes modelos da marca, fazem a diferença face ao Countryman atualmente em comercialização.
Maiores novidades, ainda assim, no interior do habitáculo, onde passa a existir um novo painel de instrumentos 100% digital de 5", assim como uma nova interface multimédia, com ecrã de 8,8". Além de compatível com Apple CarPlay e com várias funcionalidades online.
Motores sem novidades
Já passando aos motores, nada de novo com esta atualização, com o Mini Countryman a manter todas as motorizações de que beneficiava até aqui, a começar pelo três cilindros 1.5 litros turbo de 134 cv, e terminando no quatro cilindros 2.0 litros turbo, com os seus dois níveis de potência - 189 cv para o Cooper S, e 301 cv, exclusivamente, para o Countryman John Cooper Works (JCW).
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Tanto a versão Cooper, como Cooper S, mantêm, ainda, o sistema de tracção integral All4, o qual é também de série no JCW.
Também há PHEV
Finalmente e no que caso do leitor ser um adepto das versões eletrificadas, o Countryman disponibiliza a versão Cooper SE, sinónimo de um híbrido plug-in (PHEV), a casar o mesmo 1.5 litros a gasolina, com um motor elétrico e uma bateria de iões de lítio de 7,6 kWh. E que anuncia uma autonomia elétrica de não mais que 17 km.
Seja qual a for a motorização ou versão, mantém-se, igualmente, a decisão do construtor, de não oferecer o Countryman com caixas de velocidades manuais. Optando, antes, por uma oferta maior de transmissões automáticas - uma caixa de dupla embraiagem e sete velocidades para o Cooper e Cooper S, uma de apenas seis velocidades para o Cooper SE, e, finalmente, uma terceira, de oito velocidades, para as versões de tracção integral do Cooper, Cooper S e JCW.
Ainda sem preços
Para já ainda sem preços conhecidos, a Mini revela, no entanto, que o renovado Countryman, chegará aos concessionários, já durante este Verão de 2020.