Embora agendada apenas 2024, a Mini acaba de divulgar as primeiras imagens daquela que será a próxima geração do Mini Cooper S 100% elétrico e que, além de significativas transformações no design, promete, ainda, importantes evoluções em termos técnicos. A começar numa autonomia que poderá ultrapassar os 400 quilómetros.
Com a atual geração a somar um já longo percurso, o futuro Mini Cooper S elétrico mostra-se, assim, mais um pouco, antevendo, contudo e desde já, importantes alterações estéticas. Em particular e segundo é possível apercebermo-nos das quatro imagens agora divulgadas, na traseira.
No entanto e começando pela dianteira, a constatação de um "rosto" renovado e com um ar de maior modernidade, influenciado pela tecnologia e agora ainda mais distante da influência 'retro' que a anterior geração exibia.
Ainda neste plano, nota para a nova grelha frontal, a revelar já alguma inspiração na solução estreada no concept Urbanaut, e acrescida não só de faróis de aspecto mais tecnológico, graças às "pálpebras" DRL horizontais, como também de um capot com vincos acentuados, a romperem com a tradição curvilínea do design da marca, além de menor no comprimento e já sem os buracos para os faróis.
Passando às laterais, as fotos mostram portas com pegas redesenhadas e à face da carroçaria, jantes de novo design, além de cavas das rodas pronunciadas, mas já sem os revestimentos em plástico preto. Mantendo-se, contudo, a opção pela pintura bicolor que tem vindo a fazer escola no modelo.
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Finalmente, uma traseira que encerra as alterações mais visíveis, com destaque para a iluminação, cujos farolins passam a exibir um design triangular, também em termos de assinatura luminosa LED, sendo interligados entre si por uma barra preta, onde surge inscrito o nome do modelo.
Embora sem imagens, esperadas são, igualmente, novidades no habitáculo, onde deverá surgir um novo e generoso ecrã central táctil, parte do sistema de infoentretenimento, e que destacar-se-á num tablier previsivelmente mais limpo do que até aqui.
Quanto às motorizações, notícias já divulgadas têm vindo a falar numa versão de entrada equipada com uma bateria de 40 kWh e que deverá permitir autonomias a rondar os 322 quilómetros. Sendo que, o modelo aqui mostrado, é descrito como tendo uma bateria de 54 kWh, capaz de assegurar a realização de mais de 400 km (402 km, mais precisamente...) com uma só carga.
Por revelar, continua, no entanto, a potência que qualquer uma destas versões poderá anunciar, assim como as prestações e consumos.
Combustão não acaba
Apesar da clara aposta no elétrico, importa também referir que esta não se fará à custo do Mini a combustão, o qual continuará a fazer parte da oferta, mesmo depois da chegada deste novo elétrico.
Segundo o já apurado, o Mini a combustão deverá receber, não uma nova geração, mas uma renovação estética, de forma a manter-se alinhado com o elétrico. A qual não impedirá, no entanto, que o modelo mantenha os atuais motores 1.5 e 2.0 litros com que já circula nas estradas do dia-a-dia.