Depois do três portas, em modo elétrico e a combustão, a Mini apresenta agora a variante de cinco portas do novo Cooper, que, além de ligeiramente maior nas dimensões e com melhor tecnologia, mantém a fidelidade à combustão, através de motores mais potentes. Já disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 32 000€.
Anunciando, nesta nova geração, um comprimento ligeiramente acima dos 4,03 metros, 1,74 m na largura e 1,46 m de altura, o novo Cooper de 5 portas faz notar esse mesmo crescimento, em particular, a partir do pilar do meio.
Com mais duas portas (traseiras) que o irmão mais compacto, o modelo revela não apenas um crescimento de 172 mm de ponta a ponta, como mais 72 mm na distância entre eixos. Prometendo, assim, mais espaço disponível para as pernas dos passageiros de trás (ainda que com a Mini a não revelar quanto…), a par de mais área de carga. Mas, neste caso, com a marca britânica a precisar uma capacidade de 923 litros, já com as costas dos bancos traseiros rebatidas…
LEIA TAMBÉM
Ao volante. Cooper Eletric é mesmo o Mini que os fãs esperam!
A par do espaço, uma renovação do ambiente a bordo, com o cinco portas a adoptar as mesmas soluções estreadas no irmão mais curto, desde os revestimentos aos acabamentos (quatro, ao todo), que, aliás, também se manifestam no exterior. Aqui, com a nova iluminação a ser o elemento mais perceptível.
No capítulo da tecnologia, destaque para o mesmo e novo ecrã central OLED redondo de 9,4", sem moldura e uma qualidade de visualização que nós, aqui na TURBO, já pudemos confirmar, além de vários modos Mini Experience cuja influência se faz sentir não apenas na condução (direcção, trem de força, etc…), como também no ambiente a bordo. Neste caso, através da iluminação e até da exibição de imagens no ecrã central.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/MiniCooperS5portasNG2024_bagageira.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/MiniCooperS5portasNG2024_bagageiramala.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/MiniCooperS5portasNG2024_bancosfrtecostas.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/MiniCooperS5portasNG2024_bancotras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/MiniCooperS5portasNG2024_interior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/MiniCooperS5portasNG2024_revestimentobanco.jpg]Igualmente disponível, o Parking Assistant Plus, com quatro câmaras externas e 12 sensores ultrassónicos, como forma de ajudar o condutor a manobrar este Mini de maiores dimensões em locais mais apertados, assim como o Mini Inteligent Personal Assistant, a permitir o controlo de várias funções por voz. Tudo isto, sem esquecer a possibilidade de fazer do smartphone uma chave digital para aceder e conduzir o Mini.
Relativamente às motorizações, uma oferta exclusivamente a combustão e a gasolina (pelo menos, para já…), a começar num três cilindros 1,5 litros turbo de 156 cv e 230 Nm, seguido do quatro cilindros 2,0 litros turbo de 204 cv e 300 Nm, que serve de base às versões mais desportivas S.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/MiniCooperS5portasNG2024_emblema.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/MiniCooperS5portasNG2024_farolim.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/MiniCooperS5portasNG2024_grelhafrontal.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/MiniCooperS5portasNG2024_jantefrte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/06/MiniCooperS5portasNG2024_ópticajante.jpg]A terminar, dizer apenas que o novo Mini Cooper de cinco portas já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 32 000€ (versão Essential), sendo que, o Cooper S, equipado com o já referido 2.0 de 204 cv, começa nos 38 150€.