A Mini acaba de colocar um ponto final naquela que era a única carrinha na sua oferta, a Clubman, com a saída da linha de montagem de Oxford, da última unidade. Isto, também já a pensar no próximo desafio, de nome Aceman…
O adeus ao Clubman foi cumprido com a montagem da última unidade da edição de despedida 'Final Edition', a qual foi apresentada em Abril último, com promessas de produção de apenas 1.969 unidades.
O número procura homenagear o primeiro modelo com a designação Clubman, na oferta da marca britânica, o Leyland Mini Clubman. Modelo lançado em 1969 e que foi uma espécie de antecessor espiritual do atual Clubman.
Entretanto e já depois deste lançamento, a Mini assumiu que não iria lançar nova geração do modelo, optando antes por direccionar os clientes do mesmo, para o Countryman.
Aliás e segundo também fez questão de frisar a CEO da marca, Stefanie Wurst, só em 2023, a marca britânica vendeu o dobro de unidades Countryman, daquilo que vendeu de Clubman.
LEIA TAMBÉM
Edição limitada. Mini Clubman inicia as despedidas com refinada 'Final Edition'
Ainda assim e desde que foi introduzido no mercado, em 2007, o Clubman vendeu, até aos dias de hoje, mais de 1,1 milhão de unidades.
De resto, este modelo foi também o primeiro a beneficiar de tracção às quatro rodas, numa versão introduzida em 2016 e a que foi dado o nome de All4.
Quanto à fábrica de Oxford, vai agora ser convertida de forma a passar a produzir elétricos, a começar, no novo crossover zero emissões Aceman.