Mini cancela passagem à produção de Cooper Cabrio elétrico

O projeto da versão 100% elétrica do Cooper descapotável tinha arranque de produção prevista para 2027, mas já não vai acontecer. As razões são várias.

Há dois anos, a Mini apresentou o protótipo Cooper SE Convertible, uma versão 100 % elétrica do modelo de três portas descapotável, inicialmente concebida como um exemplar único.

O modelo chegou a ter a sua produção prevista no Reino Unido e na China a partir de 2027, mas terá sido cancelada, de acordo com o BMW Blog.

Apesar da decisão ainda não ter sido confirmada oficialmente pela marca, a possível falta de procura para este modelo terá sido a principal razão para o abandono da sua produção.

Já o BMW Blog, que cita fontes da indústria, aponta diversas razões para a desistência do projeto, desde preocupações com a rentabilidade do modelo, até à concorrência das marcas chinesas.

Segundo o Carscoops, a decisão também pode estar relacionada com o desempenho das vendas de descapotáveis, que já têm pouca presença no mercado e que se tornam ainda mais diminuídas nos modelos 100% elétricos.

A mesma publicação dá conta da situação nos Estados Unidos da América, onde as vendas do Cooper e Cooper S descapotáveis a gasolina caíram cerca de 89,1% no terceiro trimestre, com apenas 127 unidades vendidas.

Nos primeiros nove meses do ano, as vendas de descapotáveis diminuiram cerca de 33,3%, para 3.278 unidades.

Chegou a ser produzido

Quando a Mini apresentou o Cooper SE Cabrio, foi feita uma viagem de promoção do modelo pela Europa, com passagem por Portugal.

A resposta à versão 100% elétrica do descapotável acabou por tão positiva que a marca do Grupo BMW decidiu avançar com uma produção limitada a 999 unidades.

Para Portugal foram alocadas apenas 13 unidades, com um preço unitário de 62 mil euros.

  • Em edição muito limitada. Elétrico Mini Cooper SE ganha versão Cabrio

    ID: 181348 | 1981385730