Tal como anunciado, a Mini acaba de desvendar o seu mais recente concept, um crossover elétrico de nome de Aceman, o qual antevê a nova linguagem de design que a marca britânica pretende implementar nos seus modelos futuros. Assim como um novo modelo.
Desde já com a promessa de passagem à produção, também como forma de preencher o espaço existente entre os modelos Cooper e Countryman, este novo Mini Aceman Concept apresenta-se, no entanto e para já, apenas como uma expressão de estilo. Não tendo sido divulgados quaisquer aspectos técnicos ou mecânicos, que pudessem antecipar quais as soluções escolhidas para o modelo.
Quanto ao aspecto estético, a Mini avança que o Aceman apresenta-se numa cor exclusiva a que foi dado o nome de 'Icy Sunglow Green', a que acresce um tejadilho 'British Racing Green' metalizado, ambos a procurarem fazer sobressair a nova linguagem de design que a marca britânica chama de 'Charismatic Simplicity'. E que, também segundo o fabricante, se traduz na conjugação do minimalismo com a sustentabilidade.
Ainda sobre as linhas exteriores, o concept apresenta-se como um modelo de saliências reduzidas, com rodas nos extremos da carroçaria, a qual apresenta um comprimento de 4,05 metros e 1,99 m de largura. Dimensões que representam um encurtamento face, por exemplo, ao atual Countryman (4,31 m de comprimento e 2,00 m de largura).
LEIA TAMBÉM
27 de julho. Mini Concept Aceman já tem estreia marcada
Na frente, o Aceman mostra uma espécie de evolução estilística face àquela que é, atualmente, a dianteira de todos os Mini, sendo que, por se tratar de um Veículo Elétrico (EV), opta por uma grelha frontal totalmente fechada, embora e neste caso, não somente delimitada por um filete de iluminação em LED esverdeado, como também com uma parte superior iluminada e que pode projectar o design da Union Jack. Algo que, recorde-se, já faz parte da iluminação traseira dos atuais Mini.
Quanto aos faróis, o concept apresenta por uma iluminação de desenho mais angular, a fazer lembrar o Countryman, com a iluminação diurna a delimitarem as ópticas com tecnologia LED também no interior.
Ainda na carroçaria, protecções em plástico em toda a zona inferior da carroçaria, ao mesmo tempo que, no tejadilho, a novidade de um suporte de carga, mais uma vez com o design da Union Jack, e na cor bronze. Já na traseira, um spoiler preto, além de farolins a exibirem, mais uma vez, as listas da bandeira britânica.
Finalmente, a opção por rodas de 20 polegadas, com jantes de um design não menos cativante.
Interior minimalista mas cativante
Passando ao interior, a aplicação da mesma visão impactante, embora também minimalista, por exemplo, com o display circular no centro da tablier a assumir maior número de funções. Congregando não apenas as informações habitualmente exibidas num painel de instrumentos, como, também, funcionando como ecrã para o sistema de infoentretenimento. Embora e também como forma de facilitar a visualização de algumas informações mais importantes, um conjunto de projectores assuma a missão de, por exemplo, exibir o mapa do sistema de navegação, no próprio tablier.
Ao mesmo tempo, o sistema também pode servir com um intuito apenas estético, projectando imagens ou até mesmo letras.
Ainda no habitáculo e um pouco mais abaixo do display circular, a presença de uma fileira de botões, dos quais faz parte o travão estacionamento, o selector da caixa de velocidades, o interruptor que permite seleccionar o modo de condução e até mesmo o comando que permite ajustar o volume do sistema de som.
Novidade é, também, o facto do Aceman não apresentar qualquer superfície, por exemplo, em couro, optando, antes, por revestir as suas superfícies interiores com um tecido de malha reciclado. Já o volante, apresenta um revestimento em veludo verde.
De regresso à tecnologia, nota para um sistema de boas-vindas que faz com que as luzes exteriores do Aceman se acendam, assim que alguém caminha na sua direcção, passando a iluminar os seus passos. À medida que o indivíduo se vai aproximando, o carro emite um determinado som, as luzes começam a piscar e, assim que uma porta é aberta, também o piso junto ao carro passa a estar iluminado.
Com apresentação em ambiente de videojogos
A terminar, referir, apenas, que, a Mini decidiu já apresentar este novo concept, durante a conferência de videojogos Gamescom, que terá lugar em Colónia, na Alemanha, já a partir do próximo dia 23 de agosto.