Miles Nurnberger. Pai do Aston Martin DBX e DB11 assume design da Dacia e Lada

Miles Nurnberger, o "pai" de modelos como o DBX, o DB11 ou o Valkyrie, está de saída da Aston Martin, para assumir o design da Dacia e Lada.

O caso é digno de registo, desde logo, pelo desafio: Miles Nurnberger, o "pai" de modelos como o DBX, o DB11 ou o Valkyrie, está de saída da Aston Martin, mas não para uma outra qualquer marca premium. Pelo contrário, vai assumir a liderança estilística das marcas low-cost da Renault, a Dacia e a Lada!

A notícia é avançada pela britânica Autocar, recordando que Miles Nurnberger encontrava-se, há já 13 anos, à frente do design da marca de Gaydon. Isto, depois de aí ter ingressado, em 2008.

No entanto e ainda antes da Aston Martin, Nurnberger passou pela marca de luxo da Ford, a Lincoln, onde se manteve entre 2000 e 2003, e a que se seguiu a experiência na Citroën e na Peugeot, como designer sénior, até 2007.

Miles Nurnberg e o Aston Martin DB11

Com o ingresso na Aston Martin, no ano seguinte, Miles Nurnberger passou a ter a seu cargo, principalmente, o design exterior dos modelos da marca britânica, com as suas intervenções mais recentes a centrarem-se em propostas-âncora, como é o caso do primeiro SUV do fabricante, o DBX, do hiperdesportivo Valkyrie, ou ainda dos dois concepts Lagonda Vision EV.

LEIA TAMBÉM
Aston Martin DBS Superleggera – o melhor de sempre

A par destes, o designer britânico assumiu, ainda e em conjunto com Leighanne Earley, que também trabalha no design da Aston Martin, a criação das linhas do coupé DB11, assim como da estética do one-off Victor e da edição limitada V12 Speedster.

A passagem do luxo para o low-cost

Nas marcas low-cost do grupo Renault, Dacia e Lada, Miles Nurnberger vai desempenhar, agora, papel semelhante ao que já detinha na Aston Martin. Embora tendo de responder directamente ao principal responsável pelo design no grupo francês, Laurens van den Acker.

Ao mesmo tempo, o britânico terá, ainda, de levar em linha de conta aquele que é o novo plano estratégico do grupo, delineado pela equipa de Luca de Meo e intitulado 'Renaulution', e que, a exemplo do que já acontecia na Aston Martin, tem inerente a transição progressiva, mas (quase) completa, para a Mobilidade Elétrica.

O Dacia Bigster SUV Concept

Com entrada nas novas funções agendada para 1 de setembro, Miles assumirá o cargo até aqui desempenhado pelo espanhol Alejandro Mesonero-Romanos, que já deixou o grupo, no passado mês de Abril, para ingressar no agora reformulado departamento de design da Alfa Romeo.

Na Dacia, atualmente em fase de implementação de uma nova imagem de marca, Nurnberger vai ter de agarrar, desde logo, no último concept dado a conhecer pelo fabricante romeno, o Bigster SUV Concept, para transformá-lo naquele que será a versão final de produção. Sendo que, ao mesmo tempo, terá ainda de desenvolver dois outros novos modelos, mas dos quais ainda pouco se sabe...

Na Lada, marca que, até aqui, tem mantido a sua presença limitada aos mercados da Rússia e da restante Europa de Leste, Miles assumirá a tarefa de levar a cabo a primeira renovação profunda, em 45 anos, daquele que continua sendo o modelo mais icónico da marca, o Niva, do qual foram, entretanto, já reveladas algumas imagens possíveis daquilo que será, a partir de 2024, o modelo.

Resta saber se o "pai" do Aston Martin DBX concordará...