Primeiro hub público de carregamento para camiões elétricos já abriu nos Países Baixos pelas mãos da Milence, empresa que pretende criar uma rede para veículos pesados e estabelecer um corredor "verde" para o transporte rodoviário na Europa.
Resultante de uma joint-venture entre a Daimler Truck, Traton Group e o Volvo Group, a Milence abriu recentemente a primeira fase do seu hub de carregamento para camiões elétricos no Parque de Camiões de Venlo e iniciou as operações nos Países Baixos.
O hub é constituído por quatro baías de carregamento. A segunda fase, que deverá arrancar no primeiro trimestre de 2024, contará com mais quatro baías de carregamento e a conclusão do design do hub, que incluirá um distinto tecto em forma de arco.
O novo hub de carregamento está equipado com dois carregadores ultrarrápidos Combined Charging System (CCS) com potência de 400 kW. A Mileance pretende fazer a transição para o Megawatt Charging System (MCS) logo que essa tecnologia esteja disponível.
A Milence pretende criar uma rede de postos de carregamento para veículos pesados e estabelecer corredores "verdes" para o transporte rodoviário, ligando os principais pólos logísticos.
Acesso a camiões de todas as marcas
Venlo tem uma localização estratégica para o comércio internacional, pelo que foi escolhida para a instalação do primeiro ponto da rede de carregamento pública da Menlo. O Parque de Camiões de Venlo é agora o primeiro parque de pesados seguro dos Países Baixos com uma estação de carregamento dedicada para camiões elétricos.
LEIA TAMBÉM
Novo recorde. Camião elétrico percorreu 3000 km com 20 toneladas de carga
O hub de Venlo, assim como os outros a serem implementados, está preparado receber camiões elétricos de todas as marcas. Para assegurar o acesso a todos os camiões do mercado, a Milence está no processo de assinar acordos com os principais fornecedores de energia elétrica da Europa. Além disso também estão previstas soluções de pagamento no local.
Em termos de custos, a Milence anuncia um preço de 0,399 euros por kWh, valor que não inclui IVA nem taxas de operação.