Eis o confronto que não esperávamos ver: um embate entre micro-carros elétricos, com o objectivo declarado de perceber qual o mais rápido! Só vendo, mesmo...
Levada a cabo pelos nossos companheiros britânicos da What Car, a mais inusitada das 'drag races' coloca frente a frente um quarteto verdadeiramente surpreendente. Composto por quatro pequenos carros que, na verdade e perante a Lei, nem sequer o são; são, sim, quadriciclos!
Desta forma e entre os contendores, o novíssimo Citroën Ami, um pequenino EV que a marca do double chevron criou a pensar exclusivamente na mobilidade em cidade e até para serviços de car-sharing, lado a lado com o ainda hoje invulgar quadrimotor com dois bancos em tandem e com portas como opcional, Renault Twizy.
A juntar a esta dupla, dois micro-carros: um Micro Electric e um REVA G-WIZ. Este último, uma proposta de fabrico indiano e que, ainda por cima, é também o modelo mais antigo do naipe - nasceu em 2001, embora a versão utilizada neste confronto seja de 2010.
Sobre os principais argumentos destes quatro "aceleras", destaque, logo à partida, para os "fantásticos" 17 cv de potência anunciados pelo Twizy, uma enormidade quando comparados com os 8 cv do Ami. Ou, até mesmo, com os 10 cv do novíssimo Micro Electric, modelo que assegura, logo à partida, o título de modelo mais equipado.
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A justificá-lo, a presença de mais-valias como o sistema multimédia com ecrã táctil, ar condicionado e tecto panorâmico. Argumentos que, no entanto, também o tornam num dos contendores mais caros do lote.
Finalmente, o indiano REVA G-WIZ, proposta que mais parece vinda de outras eras, impulsionada por umas não menos ultrapassadas baterias de chumbo-ácido, que lhe garantem não mais que 80 km de autonomia. Embora a juntar a uma potência máxima já considerável de 15 cv, que fazem dele o terceiro mais potente do teste.
Qual o mais rápido na aceleração? O melhor é, mesmo, ver o vídeo dos nossos companheiros da What Car, com o alerta de que, nem sempre aquilo que se espera, acontece, tal como, nem sempre o mais velho, termina em último...