Michelin desenvolve dois pneus à medida para Ferrari 296 GTB

O novo superdeportivo híbrido da Ferrari, o 296 GTB, recebeu um "calçado" especial feito à medida pela Michelin que permite responder

O novo superdeportivo híbrido da Ferrari, o 296 GTB, recebeu um "calçado" especial feito à medida pela Michelin que permite responder às exigências dinâmicas impostas pelo mais recente modelo da marca do "Cavallino Rampante", designadamente uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos! 

O segundo híbrido plug-in da Ferrari é o 296 GTB, um Gran Turismo Berlinetta equipado com um motor de combustão elétrico V6 de 2,9 litros com 663 cv e motor elétrico de 167 cv. Juntos oferecem uma potência combinada de 830 cv, permitindo a este desportivo com um comprimento de 4,56 metros e um peso em vazio de 1470 kg acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos ou alcançar os 200 km/h desde o arranque em 7,3 segundos.

Para a obtenção das prestações mais elevadas por parte de um superdesportivo, os pneus são determinantes, já que devem proporcionar a máxima segurança, precisão e prazer de condução, além de estarem perfeitamente integrados no estilo do veículo.

Para "calçar" o novo 296 GTB, a Ferrari escolheu a Michelin para ser a fornecedora oficial de pneus do seu novo superdesportivo. O fabricante francês aceitou o desafio e desenvolveu não um, mas dois pneumáticos à medida para o novo modelo da marca do "Cavallino Rampante": o Michelin Pilot Sport 4S K1 para condução principalmente em estrada e o Michelin Pilot Sport Cup 2R K2, homologado para utilização em estrada, destinado aos condutores que procuram atingir os limites do seu automóvel em circuito.

Os pneus do Ferrari 296 GTB são o resultado de um projeto de desenvolvimento conjunto entre a Michelin e Ferrari, e estão identificados através da marcação específica "K" no flanco. Uma conceção feita sob medida era a única solução para alcançar os níveis de performance exigidos pela Ferrari. 

Envolvimento desde início

As equipas da Michelin foram envolvidas no projeto logo desde o seu início, para o qual foram necessários 18 meses e quatro ciclos de desenvolvimento, desde o momento em que se definiram as especificações técnicas do veículo. 

A utilização de avançados sistemas de simulação digital de última geração desempenhou um papel determinante no desenvolvimento, ao permitir reduzir consideravelmente a pegada ambiental, graças ao fabrico de um menor número de protótipos de pneus de teste, além de reduzir os testes físicos e o tempo de desenvolvimento. A simulação permitiu, também, uma afinação precisa dos pneus para as caraterísticas especiais do veículo. 

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Durante as sessões de testes, algumas realizadas no circuito de Fiorano (Itália), a Michelin recolheu informação valiosa para alcançar os mais elevados níveis de performance em termos de aderência, comportamento e precisão de condução. 

Dois compostos

A Michelin desenvolveu dois componentes inovadores e duas tecnologias especiais, para criar dois pneus com utilizações muito diferentes. O Pilot Sport 4S K1, que está vocacionado sobretudo para estrada e ocasionalmente para circuito, foi concebido para garantir o melhor compromisso entre aderência, controlo e prazer de condução, ao mesmo tempo que oferece uma excelente duração. 

A tecnologia multi-composto para a banda de rolamento combina quatro compostos de borracha diferentes (dois para os pneus dianteiros e dois para os traseiros), para oefrecer uma ótima aderência em piso seco, e proporcionar precisão na condução, assim como a aderência necessária para oferecer segurança em condições de piso molhado.

Já o Michelin Pilot Sport Cup 2R K2 é um pneu de circuito homologado para utilização em estrada. Este pneumático conta com uma combinação de compostos especiais, e de elastómeros funcionais, para obter um material mais homogéneo. 

O resultado traduziu-se num nível muito elevado de aderência em piso seco, que permite uma velocidade de passagem em curva muito elevada, combinada com uma excelente estabilidade a alta velocidade, uma melhor resistência ao rolamento e uma superior aderência em piso molhado.

Será de referir que o Ferrari 296 GTB monta pneus 245/35ZR20 à frente e 305/35ZR20 atrás.