A lançar em setembro. MG mostra primeiras imagens do MG4 EV

A chinesa MG acaba de divulgar as primeiras imagens oficiais do MG4 EV, o primeiro EV com a nova plataforma MSP e que chega em setembro.

A hoje em dia chinesa MG acaba de divulgar as primeiras imagens oficiais do futuro MG4 EV, o primeiro Veículo Elétrico (EV) da marca a utilizar a nova Modular Scalable Platform (MSP), mas também a prometer autonomias WLTP entre os 350 e os 452 quilómetros. Chega em setembro, ao Reino Unido.

Com comercialização prevista, pelo menos no arranque, apenas no Reino Unido, o futuro MG4 EV anuncia, desde já, como principal novidade, o facto de estrear uma nova plataforma para veículos elétricos, a Modular Scalable Platform, a partir da qual a marca britânica hoje em dia em mãos chinesas, pretende vir a basear vários novos automóveis, para diferentes segmentos.

Até aqui já apanhado em processo de desenvolvimento, ou seja, fortemente camuflado, esta é, contudo, a primeira vez que a MG Motor mostra, sem quaisquer artifícios, tanto o exterior, como o interior do MG4. Confirmando, desde logo, a opção por uma carroçaria de cinco portas, tipo hatchback.

As primeiras imagens do MG4 EV mostram uma traseira que não esconde algumas semelhanças com o Toyota Yaris
As primeiras imagens do MG4 EV mostram uma traseira que não esconde algumas semelhanças com o Toyota Yaris

A par desta escolha, soluções de estilo como é o caso de uma frente sem qualquer grelha frontal, mas com um conjunto de ópticas LED de aspecto agressivo, acompanhadas de linhas aerodinâmicas inspiradas no recentemente renovado MG5 EV.

Observado de perfil, linhas esculpidas com várias protecções em plástico e janelas traseiras visualmente ligadas com o óculo traseiro, ao qual se junta, já na traseira, farolins a toda a largura do veículo e a fazer lembrar o Toyota Yaris, além de um spoiler bipartido que parecer querer fazer a continuidade do tejadilho.

LEIA TAMBÉM
Cyberster EV. MG prepara regresso aos desportivos acessíveis

Ainda na traseira, um pára-choques com proteção inferior em alumínio e que, juntamente com as jantes de estilo aerodinâmico, a calçarem pneus de alto perfil, ajudam a promover um aspecto mais crossover.

Habitáculo "digital"

Passando ao habitáculo, a presença de um painel totalmente digital, em linha com aquelas que são as últimas tendências do mercado, assim como um sistema de infoentretenimento com ecrã táctil a cores, que parece de dimensões generosas, contando ainda com botões físicos na base.

A digitalização é um dos aspectos a reter no habitáculo do MG4 EV
A digitalização é um dos aspectos a reter no habitáculo do MG4 EV

Finalmente, o anúncio de vários espaço de arrumação abertos, porta-copos, e base de carregamento wireless para smartphones.

Com autonomias entre os 350 e 450 km

Relativamente aos aspectos técnicos e trem de força, a MG revela que o MG4 EV beneficiará das vantagens da nova plataforma MSP, a qual se destaca pelas mais recentes evoluções em termos de segurança, tecnologia e eficiência, além das vantagens da tracção traseira. Isto, apesar da plataforma também estar preparada para receber sistemas de tracção integral, nomeadamente, através da colocação de, não um, mas dois motores elétricos.

Com uma altura de baterias de apenas 110 mm e uma prometida distribuição de peso de 50:50, esta nova plataforma anuncia-se, ainda, com dois tipos de bateria, com 51 ou 64 kWh, a prometerem autonomias WLTP entre os 350 e 452 quilómetros.

Embora proposto à partida com tracção apenas traseira, a nova plataforma MSP admite, igualmente, soluções de tracção às quatro rodas
Embora proposto à partida com tracção apenas traseira, a nova plataforma MSP admite, igualmente, soluções de tracção às quatro rodas

A MG anunciou ainda a capacidade de MSP para poder receber outros tipo de tecnologias, como é o caso da troca de baterias ou, ainda, de atualizações over-the-air.

Para várias carroçarias e dimensões

Ao mesmo tempo, o fabricante também revelou que esta plataforma MSP poderá servir de base a vários tipos de automóveis, desde hatchbacks a SUVs, ou até mesmo a desportivos, como é o caso da versão de produção do MG Cyberster.

Em termos de distâncias entre eixos, a MSP permite distâncias entre eixos que podem variar entre os 2,650 mm e os 3,100 mm, o que confirma o abarcar de um amplo espectro de modelos.

Serão várias as carroçarias baseadas na nova plataforma MSP
Serão várias as carroçarias baseadas na nova plataforma MSP