Hoje em dia na posse dos chineses da SAIC, a outrora britânica MG prepara ofensiva europeia, com lançamento do modelo EHS Plug-In Hybrid, um SUV com autonomia de 52 quilómetros, que se vem juntar ao elétrico ZS EV já em comercialização em alguns mercados. Em Portugal, a ofensiva inicia-se em 2021, com a oferta a ser complementada por quatro novos modelos eletrificados; alguns, já para o próximo ano.
Após a estreia em alguns países do norte da Europa como a Holanda, a Noruega ou o Reino Unido, a MG anunciou a expansão da sua oferta a outros mercados, incluindo Portugal e Espanha. A chegada à Península Ibérica está prevista já para o início de 2021.
Em termos de posicionamento, a MG deixou de ser um fabricante de automóveis desportivos para se tornar numa marca de veículos elétricos, disponíveis a um preço acessível.
O reforço da ofensiva europeia da MG, marca detida atualmente pelos chineses da SAIC, coincide com o lançamento do seu segundo modelo na Europa, o EHS Plug-In Hybrid, que se segue ao ZS EV elétrico.
O MG EHS Plug-In é um SUV de segmento C, que se carateriza por apresentar um comprimento de 4,57 metros, uma largura de 1,87 metros e uma altura de 1,66 metros.
A combinação da generosa distância entre-eixos de 2,72 metros e o seu sistema de tração permite disponibilizar um habitáculo bastante espaço, quer para as pernas quer para o tronco nos bancos traseiros. A bagageira, por sua vez, oferece um volume útil de 448 litros que pode ser ampliado para 1375 litros com o rebatimento dos assentos traseiros.
Autonomia de 52 km em modo elétrico
O novo MG EHS Plug-In recebe um motor turbo a gasolina de 1,5 litros com 162 cv e um motor elétrico com 122 cv (90 kW). A combinação de ambos permite oferecer um total de 284 cv (190 kW) e um binário de 480 Nm.
O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio que proporciona uma autonomia em modo elétrico de 52 quilómetros em ciclo WLTP. A eficiência elétrica é otimizado por sistema de travagem regenerativa. O depósito de gasolina, por seu lado, garante um alcance adicional de 500 quilómetros.
LEIA TAMBÉM
Chinesa SAIC anuncia 100 novos modelos elétricos até 2025
A linha motriz elétrica é complementada por uma caixa automática de dez velocidades que transfere a potência e o binário para as rodas dianteiras. As emissões médias de dióxido de carbono são de 43 g/km em ciclo WLTP.
De acordo com o CEO da MG Motor Europe, Matt Lei, o MG EHS Plug-In Híbrido destina-se aos condutores que querem um automóvel elétrico com uma autonomia que não os comprometa. "Para os que ainda estão prontos para automóveis 100% elétricos, lançamos o MG EHS Plug-In Híbrido", afirma o responsável.
Design exterior e interior
O design exterior do SUV híbrido plug-in de segmento C da MG carateriza-se por uma grelha imponente e faróis com luzes de circulação diurna em estilo "olho de gato". A secção traseira recebe duas saídas de escape que transmitem uma imagem desportiva, enquanto os luzes traseiras em LED contribuem para um visual moderno e tecnológico.
O habitáculo conta com um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, enquanto o topo da consola central alberga um ecrã tátil de 10,11 polegadas que possibilita o acesso ao sistema de infoentretenimento, com navegação e rádio DAB incluídos.
O SUV da MG dispõe de um teto panorâmico com uma área de 1,19 m2 e luz ambiente com 64 opções de cor. Os passageiros dos assentos traseiros beneficiam de de bancos ajustáveis, duas ventoinhas de ar, duas portas USB e um apoio de braço rebatível com espaço de arrumação integrado e suportes para copos.
Cinco estrelas nos testes NCAP
O MG EHS Plug-In Híbrido recebeu classificação de cinco estrelas pela Euro NCAP. A marca refere que os resultados se devem ao conjunto de sistemas de segurança de condução, denominados de MG Pilot, que compreende o Cruise control adaptável (ACC), sistema de deteção de ângulo morto, travagem de emergência ativa, aviso de transposição da faixa de rodagem e câmara de 360º.
Proposto em dois níveis de equipamento, o MG EHS Plug-In já está disponível em pré-venda nalguns mercados europeus com preços a partir de 34 mil euros. Ao nosso país chega no início de 2021, mas os preços ainda não conhecidos porque têm de ser definidos em função do nosso sistema fiscal.
Além do EHS Plug-In Híbrido e do ZS EV, a oferta da MG na Europa vai ser reforçada, a curto prazo, com quatro novos modelos eletrificados, estando previsto o lançamento de alguns deles já em 2021.