Mercedes CLA Shooting Brake - todos os detalhes (com video)

A Mercedes começa a vender o novo CLA em outubro mas cerca de um mês antes divulgará os detalhes oficiais da proposta mais importante da gama: o CLA Shooting Brake que aqui lhe mostramos em exclusivo e que estará à venda no final do ano

Há precisamente um mês estivemos na apresentação mundial novo CLA que o presidente da Mercedes define comoo mais eficiente, intuitivo e inteligente automóvel alguma vez construido” pela marca alemã. O motivo para essa aposta é claro: será o modelo mais popular do construtor que, no final do ano, deixará de fabricar os Classe A e Classe B. Mas esta é apenas uma parte da razão.

Não menos importante é a forte aposta nas tecnologias mais avançadas, com recurso abundante à Inteligência Artificial que permite a compatibilização dos sistemas operativos e funcionalidades da Google e da Microsoft, algo que mais nenhum automóvel no mercado oferece.

Revelação oficial em setembro

Na altura, sentámo-nos no CLA, apreciámos todos os detalhes e questionámos os engenheiros da Mercedes sobre um aspeto de que gostámos menos: o acesso e a funcionalidade limitada da bagageira. Não faltaram explicações, que iam da aposta na aerodinâmica (Cx.021 nesta versão berlina), à necessidade de preservar um estilo mais consensual. O que ficou claro, porém, foi que o protagonismo na gama caberá à versão Shooting Brake cuja apresentação deve ocorrer no início de setembro, no Salão Automóvel de Munique.

A explicação para essa prioridade é agora ainda mais óbvia em face das imagens que lhe mostramos e que resultam de um conjunto seguro de informações de que dispomos: o sucesso do modelo ainda em comercialização, a versatilidade acrescida, com a consequente capacidade para responder às necessidades das famílias mais jovens e a aparência mais desportiva.

Bagageira funcional

Muito mais do que a capacidade da bagageira que, com todos os bancos em posição normal, deverá manter-se quase igual à da berlina (506 litros), o grande argumento é a versatilidade, ao permitir, por exemplo, arrumar facilmente um carrinho de bebe, ou o equipamento de golfe, pois o portão de grandes dimensões (elétrico) torna essa operação muito mais fácil.

Sem que a carroçaria altere as dimensões (4,73 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e apenas 1,47 metros de altura) a principal alteração surge, então na secção traseira, com o perfil descendente do tejadilho e a faixa em vinil que percorre todo o portão.

Elétrico e com versão híbrida

O caderno de encargos inicial do do novo Mercedes CLA previa, apenas, a existência de versões 100% elétricas mas… o mundo e o comportamento dos consumidores é muito mais dinâmico do que as intenções dos construtores e, por isso, da gama fará parte, também, uma proposta híbrida a que nos referiremos mais adiante.

Tal como a nova plataforma, que será, também, utilizada pelos futuros GLA e GLB que serão elétricos, estarão disponíveis duas opções de motorização: CLA 250 +, com um motor elétrico, que anuncia 200 kW (272 cv) e 335 Nm, com a autonomia a chegar aos 792 km; e CLA 350 4MATIC, com 260 kW (354 cv) e 515 Nm de binário. A utilização de um segundo motor no trem dianteiro com 80 kW (109 cv) garante tração total, mas este só funciona perante situações em que é necessária potência ou tração adicionais, para que o consumo não seja prejudicado. A autonomia varia entre 672 km e 771 km.

Mais de 700 km

Os dois modelos partilham a transmissão com duas velocidades, o que acontece pela primeira vez num automóvel deste segmento, bem como a bateria com 85 kWh de capacidade. Dado muito relevante é arquitetura de 800 Volt que num carregador de 320 kW permite em 10 minutos repor energia suficiente para o CLA Shooting Brake 250 + cumprir até 325 km.

Para 2026 está prevista a chegada de novas propostas e de uma bateria mais pequena (para uma proposta mais barata) mas ainda este ano a oferta passará a contemplar uma motorização a combustão.

Terá por base um bloco a gasolina de quatro cilindros com 1,5 litros de cilindrada, fabricado pela chinesa Geely. Trabalha com misturas pobres (ciclo Miller), para garantir um melhor controlo dos consumos e emissões, e tem a ajuda de um pequeno motor elétrico instalado no interior da também nova caixa de velocidades automática, de dupla embraiagem, com oito relações. Estará disponível com três níveis de potência e versões com tração dianteira ou integral

Chat GPT a bordo

No habitáculo, além do espaço e da luminosidade proporcionada pelo tejadilho em vidro, o principal destaque vai para a decoração minimalista, com materiais reciclados e, principalmente, para a panóplia de tecnologias que posicionam o CLA Shooting Brake no topo da digitalização.

O ponto de partida é o novo sistema operativo MB.OS que recorre em doses inéditas à Inteligência Artificial e aproveita em pleno o facto de estar permanentemente ligado à “Intelligent Cloud onde estão alojadas as inúmeras funcionalidades do sistema que, dessa forma, passam a estar sempre disponíveis para todos os ocupantes do veículo.

Essa é uma das prioridades da quarta geração do sistema MBUX, que conjuga a Inteligência Artificial, tanto da Google, como da Microsoft, para oferecer as funcionalidades de ambas as plataformas, através de um conjunto de apps e serviços.

Suportado pelo Chat GPT, o assistente virtual “Hey Mercedes” viu ampliada a capacidade de comunicação vocal, ao mesmo tempo que o sistema MBUX Superscreen (opcional) permite transformar o tablier num enorme ecrã. Dele fazem parte o painel de instrumentos de 10,25 polegadas, o habitual display de infoentretenimento de 14 polegadas ao centro, (estes dois de séries), com o cliente a poder adicionar ainda um terceiro ecrã de 14 polegadas (opcional), para que o passageiro da frente possa aceder a conteúdos exclusivos, como jogos e streaming de vídeo.