Numa altura em que continua a crescer o número de proprietários e utilizadores de veículos elétricos nas estradas, a Mercedes-Benz acaba de apresentar a wallbox que vai poder transportar consigo, no carro, e permitir-lhe conectar-se a qualquer tomada, em qualquer parte. Sistema de Carregamento Flexível Profissional é o nome deste funcional "adaptador".
Descrito como uma "wallbox portátil", este Sistema de Carregamento Flexível Profissional da Mercedes-Benz visa permitir o carregamento das baterias, tanto de veículos exclusivamente elétricos, como híbridos, de uma forma simples e confortável.
Exibindo uma potência de carregamento de até 22 kW, ainda que sempre dependente da disponibilidade da instalação elétrica, do equipamento do veículo e do adaptador, este novo equipamento permite a ligação a todos os tipos de tomadas elétricas europeias (residências ou triféricas) e a postos de carregamento públicos, graças também aos vários adaptadores que são fornecidos com o único cabo.
Uma vez conectado, o equipamento consegue não só detectar e ajustar automaticamente a potência de carregamento, como também a temperatura, não deixando de proteger o sistema elétrico do automóvel de qualquer sobrecarga inesperada.
Com sistema de detecção de fugas de energia, o equipamento, que também pode ser instalado numa parede, com recurso aos acessórios de fixação com que é fornecido (até para evitar o furto), é também impermeável e está protegido contra casos de breve submersão.
LEIA TAMBÉM
Estudo MOBI.E. Portugal vai ter 80 mil pontos de carregamento até 2050
Quanto aos veículos, a Mercedes-Benz garante que o sistema é compatível com automóveis elétricos ou híbridos plug-in equipados com ficha de tipo 2. Embora e para que seja possível carregar com a potência máxima, seja necessário instalar no veículo um carregador de bordo (código 84B) que permita potências até 22 kW.
De resto, a interface do sistema está preparada para aceitar uma utilização livre da rede WLAN de forma a permitir atualizações remotas do próprio equipamento, com recurso à rede de comunicação do próprio cliente.
No caso específico dos elétricos Mercedes-Benz, a utilização da nova aplicação de smartphone Mercedes-Benz Charger garante, ainda, a possibilidade de realização de todos os processos relacionados com o carregamento, directamente no smartphone, desde os tempos de carregamento à energia fornecida e à potência utilizada no momento. Com o utilizador a poder definir ainda objectivos de carregamento, assim como custos.
Com um peso total de cerca de cinco quilos, o Sistema de Carregamento Flexível Profissional, que é fornecido com um estojo para um mais fácil transporte, está já disponível nos vários países da União Europeia, Portugal incluído, mercado onde tem como preço os 938,26€ + IVA.