Mercedes Vision One-Eleven. Hipercarro elétrico futurista com olho no passado

O Vision One-Eleven é um hipercarro elétrico futurista inspirado nos protótipos Mercedes C111 das décadas de '60 e '70 e está equipado

O Vision One-Eleven é um hipercarro elétrico futurista inspirado nos protótipos Mercedes C111 das décadas de '60 e '70 e está equipado com motores elétricos de fluxo axial.

Marca com uma longa história, a Mercedes-Benz procurou estar sempre à frente dos concorrentes ao desenvolver tecnologia inovadora para a sua época. Agora decidiu combinar elementos do seu passado e com soluções futurísticas para criar o novo protótipo Mercedes Vision One-Eleven.

Enquanto a pintura da carroçaria em laranja e preto, as portas em gaivota e alguns apontamentos de design remetem para os protótipos experimentais C11 das décadas de '60 e '70, a tecnologia dos motores elétricos de fluxo radial, o ecrã de realidade aumentada no interior antecipam as tendências da marca de Estugarda para os próximos anos.

https://youtu.be/cqMuQ7EpJus

A imagem exterior faz recordar o visual dos Maserati, designadamente os pára-choques dianteiros curvos e o nariz. A parte inferior possui um grande spoiler que não só contém uma grande tomada de ar oval, mas também é um painel digital com capacidade para apresentar mensagens.

Inovação nas baterias e motores elétricos

A linha do capot estende-se sem interrupções pelo pára-brisas, pelo tecto e óculo traseiro, terminando num outro painel digital oval, que é semelhante ao da frente.

Enquanto os protótipos originais do C-111 testavam motorizações rotativas e diesel, o Vision One-Eleven é um hipercarro elétrico. As baterias, desenvolvidas em conjunto a equipa de Fórmula 1, possuem células cilíndricas com refrigeração líquida e possuem uma química inovadora.

Mercedes-Benz Vision One-Eleven

As baterias fornecem energia aos motores elétricos de fluxo radial que foram desenvolvidos por uma subsidiária da Mercedes-Benz no Reino Unido, a Yasa. A reduzida dimensão daqueles motores permitiu estender o habitáculo para a traseira e disponibilizar um espaço maior do que é habitual num supercarro. Por detrás das portas em gaivota encontram-se duas bacquets com um design inspirado nas da década de '60.

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz e ChatGPT introduzem inteligência artificial no assistente de voz

O interior também recebeu um painel retro-futurístico, localizado atrás do volante retangular. Se forem necessários mais conteúdos digitais é possível recorrer ao dispositivo de realidade aumentada Magic Leap 2, que transforma o carro todo num interface do utilizador e até deixa ver através dos pilares A.

A Mercedes-Benz sublinha que o Vision One-Eleven é apenas um protótipo e nem sequer avançou com quais caraterísticas técnicas.