O fim do turbo lag? Mercedes-AMG cria turbocompressor de escape elétrico

Com o novo turbocompressor de escape elétrico, a Mercedes-AMG ambiciona aumentar a eficiência e a performance, eliminando o atraso na resposta do turbo.

A Mercedes-AMG acaba de criar, em conjunto com a Garret, um turbocompressor de escape elétrico, com o qual promete aumentar a eficiência e a performance, eliminando o atraso na resposta do turbo. Esta tecnologia vai ser estreada na próxima geração de veículos da marca desportiva alemã.

Beneficiando do conhecimento adquirido no desporto automóvel, designadamente na Fórmula 1, a Mercedes-AMG está a apostar na eletrificação e no desenvolvimento de inovadoras soluções tecnológicas.

Um dos produtos que já se encontra nas fases finais de desenvolvimento é o turbocompressor de escape elétrico, que irá ser estreado num modelo de produção de série da marca de Affalterbach.

Mercedes-AMG e Garrett está a desenvolver um turbocompressor eletrificado
Mercedes-AMG e Garrett estão a desenvolver um turbocompressor eletrificado

Desenvolvido em parceria com a Garrett Motion, esta tecnologia é originária da Fórmula 1. Este componente destina-se a ultrapassar os objetivos contraditórios entre um pequeno e rápido turbocompressor, cuja performance é relativamente fraca, e um turbocompressor de grandes dimensões, com uma elevada performance.

Todavia, aquele último pode sofrer do denominado turbo lag, isto é, um atraso na resposta entre o acionamento do acelerador e a resposta efetiva do propulsor.

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A resposta da Mercedes-AMG e da Garrett Motion para este problema consiste num turbocompressor de escape com um motor elétrico integrado. Este componente é relativamente compacto, medindo cerca de quatro centímetros, sendo instalado diretamente no veio da turbina entre a roda da turbina no lado do escape e a roda do compressor na lado da entrada de ar.

Maior binário a baixos regimes

Controlado eletronicamente, aquele motor faz acionar a roda do compressor até este aceitar o fluxo de gases de escape. A eletrificação do turbocompressor melhora significativamente a resposta imediata a partir da velocidade de ralenti e em todo o regime de rotações do motor.

Assim, o "turbo lag" é eliminado pelo motor elétrico. Como resultado, o motor de combustão responde mais espontaneamente às solicitações do acelerador, proporcionando uma condução mais dinâmica e ágil.

Além disso, a eletrificação do turbocompressor permite a disponibilização de um binário mais elevado a baixos regimes, que também melhora a agilidade e o arranque.

Mesmo quando o condutor levanta o pé do acelerador ou aciona o travão, a tecnologia do turbocompressor elétrico consegue manter sempre a pressão, garantindo uma resposta direta.

O turbocompressor alcança uma rotação até 17.000 rpm, assegurando um elevado fluxo de ar e pode ser operado através do sistema elétrico de bordo de 48V. O turbocompressor, o motor elétrico e a unidade de gestão eletrónica estão ligados ao circuito de arrefecimento do motor para otimizar sempre temperatura ambiente.