Projecto apresentado no início de 2023, a Mercedes-Benz anuncia agora a abertura das primeiras estações, da sua nova rede de carregamento rápido, já durante o próximo outono. E não somente na Europa, mas também nos EUA e China.
A inauguração daquelas que serão as primeiras estações da futura rede de carregamento de veículos elétricos propriedade da Mercedes-Benz, será, assim, mais passo, decisivo, rumo a uma implementação que o próprio fabricante automóvel já estipulou como de abrangência mundial.
De resto e só até ao final de 2024, a marca da estrela espera ter em funcionamento mais de 2.000 estações de carregamento, distribuídas por vários países e latitudes.
Atingido o final da década, o objectivo é uma rede de mais de 10.000 postos de carregamento de alta potência, em locais como a América do Norte, a Europa, China, e outros mercados considerados importantes para o fabricante.
Quanto às primeiras estações que entrarão em actividade, ainda durante o último trimestre de 2023, a Mercedes-Benz revela, em comunicado, que ficam localizadas em Atlanta, nos EUA; Chengdu, na China; e em Mannheim, na Alemanha.
Com potências de até 400 kW
Sobre as estações de carregamento propriamente ditas, o fabricante alemão avança que, em função da região onde se encontrem, deverão ser capazes de oferecer uma potência de até 400 kW, acessível através dos sistemas de carregamento normalizados CCS1, CCS2, NACS e GB/T. Permitindo, assim, que os veículos que as utilizem possam carregar à potência máxima que os seus sistemas permitem.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz implementa rede própria de postos de carregamento rápidos
As estações deverão ficar localizadas nas principais artérias rodoviárias e concessionários pré-seleccionados, beneficiando não somente de sistema de videovigilância, para uma maior segurança, como também e nalguns casos específicos, cobertura de protecção contra condições meteorológicas adversas.
Igualmente apenas nalgumas estações pré-seleccionadas, os postes de iluminação inteligente disporão de elementos funcionais em LED, através dos quais será possível saber acerca da disponibilidade dos postos ou até mesmo do estado de carregamento do veículo.
Aberta a todos mas com vantagens para clientes Mercedes
Aberta aos condutores de veículos de todas as marcas, a futura rede de carregamento da Mercedes-Benz garantirá, no entanto e segundo também refere o fabricante, benefícios especiais para aos proprietários de veículos da estrela. Nomeadamente, a possibilidade de reservar um ponto de carregamento, através do serviço 'Mercedes-Benz me Charge', evitando, dessa forma, tempos de espera maiores, aos condutores dos elétricos de Estugarda.
Finalmente, o fabricante também assegura, desde já, que, em caso de preferência do utilizador e disponibilidade da parte do fornecedor, também será possível carregar as baterias dos automóveis com eletricidade de origem 100% renovável.
Esforço que, de resto, abarcará as próprias estações, com algumas a disporem de painéis solares, como forma de assegurar energia limpa para funcionamento das infraestruturas.