Marca de hiper-luxo pertencente ao universo da marca da estrela, a Mercedes-Maybach acaba de lançar o seu primeiro modelo híbrido plug-in (PHEV), o S 580 e. Proposta que, além de anunciar uma autonomia elétrica de até 100 quilómetros, promete igualmente consumos pouco mais que residuais, a rondar o 1,0 l/100 km.
Com chegada prevista aos mercados, primeiramente da China, ainda durante o presente ano de 2023, o Mercedes-Maybach S 580 e tem por base o conhecido motor a gasolina de seis cilindros em linha, com 367 cv de potência e 500 Nm de binário, ao qual está agregado um motor elétrico, a prometer mais 150 cv e 440 Nm.
Fruto desta conjugação, a promessa de uma potência combinada de 510 cv e um binário máximo de 750 Nm, mas também de consumos, para já, provisórios, de 1,0-0,8 l/100 km, além de emissões entre as 23 e as 18 gramas de CO2 por quilómetro.
Em termos de prestações, destaque para o facto deste S 580 e conseguir acelerar dos 0 aos 100 km/h em não mais que 5,1 segundos, assim como atingir a velocidade máxima de 250 km/h. Meta que, no entanto, desce para os 140 km/h, quando em circulação com recurso apenas ao motor elétrico.
De resto, equipado com uma bateria cuja capacidade não foi ainda revelada, esta proposta de hiper-luxo da Mercedes-Maybach não deixa de prometer uma capacidade para percorrer até 100 quilómetros em modo exclusivamente elétrico.
Uma vez esgotada a energia, o S 580 e conta com um carregador de 11 kW para o carregamento trifásico, a partir de uma tomada elétrica AC, além de poder recorrer, igualmente, a um ponto de carga DC de 60 kW, para um carregamento rápido com corrente contínua.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-Maybach Classe S Haute Voiture. Exclusividade levada ao extremo
Com esta última solução, o modelo pode ver a bateria totalmente carregada em cerca de 30 minutos.
A estrear na China
A terminar, referir apenas que o Mercedes-Maybach S 580 e iniciará comercialização ainda em 2023, primeiramente, no mercado da China. Seguindo-se, a partir daí, a Tailândia, a Europa e restantes países.
Quanto a preços, nada foi ainda oficialmente divulgado.