A Mercedes-Maybach acaba de apresentar o seu primeiro modelo 100% elétrico, sinónimo de uma nova era na agora divisão de hiper-luxo da marca da estrela, a que deu o nome de EQS 680 SUV. E que, baseado no Mercedes EQS SUV, replica os atributos técnicos, exponenciando-os em termos de resultados, ao mesmo tempo que lhes junta muito maior luxo e exclusividade.
Posicionado no topo da oferta Maybach e sem rival nas marcas concorrentes, como é o caso da Bentley ou da Rolls-Royce, este novo Mercedes-Maybach EQS 680 é, de resto, apresentado pelos seus criadores como " a transição da Mercedes-Maybach, enquanto marca de hiper-luxo tradicional, para um futuro elétrico mais progressivo".
A sustentar tal objectivo, uma configuração de trem de força exclusivamente elétrico com dois motores, a garantirem tracção integral permanente, assim como uma potência combinada de 658 cv, além de um binário máximo de 950 Nm. Ou seja, mais 125 cv e 92 Nm de binário que o Mercedes EQS 580 4Matic SUV.
LEIA TAMBÉM
Único em Portugal. Soc. Com. C. Santos entrega Mercedes-Maybach GLS 600 4MATIC Edition 100
Quanto à autonomia prometida com a mesma bateria de 108,4 kWh, uma ligeira perda de apenas 15 quilómetros face à mesma versão, com o Maybach a anunciar 600 quilómetros com uma só carga. Sendo que, uma vez esgotada a energia, o carregamento pode ser feito, tal como acontece com o "irmão", em tomadas DC, através de potências até 200 kW.
Luxo e conforto são foco
No entanto, bem mais significativas, são as alterações operadas no habitáculo, com o EQS 680 a elevar ainda mais o nível de luxo, já considerável, exibido na versão 580 4Matic do Mercedes EQS, acrescentando, por exemplo, ao MBUX Hyperscreen, bancos do tipo executivo em couro Nappa processada sustentavelmente, sistema de som surround Burmester 4D, além de várias aplicados em cromado, típicos da Maybach, no tablier e portas.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/MercedesMaybachEQS680SUV2023_pedais.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/MercedesMaybachEQS680SUV2023_tablier2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/MercedesMaybachEQS680SUV2023_poltrona.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/MercedesMaybachEQS680SUV2023_bancostraseiros.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/MercedesMaybachEQS680SUV2023_coluna.jpg]Igualmente parte do equipamento de série, ecrãs de 11,6 polegadas para os lugares traseiros, assentos com embutidos em madeira, assim como um frigorífico com taças prateadas. Sendo que, para maior conforto, os bancos traseiros vêm já equipados com ventilação, função de massagem e aquecimento de pescoço e ombros, com a Maybach a prometer, ainda, um reforço do isolamento acústico, em particular, para os ocupantes dos lugares de trás. Região da carroçaria onde foi aplicado um incremento de espuma acústica e revestimentos em couro sintético.
Do lado de fora e além da presença de tecnologias como os faróis Digital Light ou de soluções como as jantes em liga leve de 21 ou 22 polegadas, a promessa, igualmente, de um reforçar da atenção ao conforto no rolamento, nomeadamente, introduzindo um novo modo de pré-configuração dos parâmetros do SUV, que, substituindo o tradicional 'Comfort', visa elevar ao máximo o conforto durante a condução, mas e em particular, nos lugares traseiros.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/MercedesMaybachEQS680SUV2023_grelha.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/MercedesMaybachEQS680SUV2023_tras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/MercedesMaybachEQS680SUV2023_jante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/MercedesMaybachEQS680SUV2023_emblemapilar.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/MercedesMaybachEQS680SUV2023_estrela.jpg]Acrescido aos já conhecidos 'Eco', 'Sport', 'Offroad' e 'Indivial' do sistema Dynamic Select, este novo modo, a foi dado o nome de 'Maybach' e passa a estar accionado por defeito, procura, segundo a Maybach, reduzir, ao mínimo possível, quaisquer movimentos da carroçaria.
Ainda sem preço ou disponibilidade
Finalmente e quanto a preços ou disponibilidade, vai ser preciso esperar mais algum tempo, para que o fabricante alemão revele estes últimos dados, embora não seja difícil imaginar que o EQS 680 SUV possa vir a ostentar um preço a rondar os 200 mil euros.
Isto, porque, o EQS 580 4Matic SUV, com os seus 544 cv e uma autonomia WLTP anunciada entre os 515 e os 615 km, já começa nos 165 650 euros...