Pouco após a apresentação da nova geração do Mercedes-Benz Classe S, a marca alemã revela o Mercedes-Maybach Classe S, que procura ser uma simbiose de espaço e luxo. Não é um veículo para conduzir, mas para ser conduzido. Chega no próximo ano.
Com base na mais recente geração do Mercedes-Benz Classe S, o construtor de Estugarda desenvolveu uma nova versão topo de gama, Maybach Classe S, que se destina a ser a nova referência entre as limousines com condutor.
Relativamente ao modelo base, o Maybach Classe S viu aumentar a distância entre-eixos em 18 centímetros para os 3398 mm, oferecendo ainda mais espaço para os ocupantes dos lugares traseiros.
Com um comprimento exterior de quase 5,5 metros (5469 mm), o Mercedes-Maybach Classe S apresenta uma carroçaria clássica de três volumes.
Os elementos distintivos na secção dianteira incluem o capot caraterístico com uma lamela cromada e a grelha do radiador Mercedes-Maybach. Esta última distingue-se facilmente pelas suas aletas verticais e tridimensionais. A insígnia Maybach é elegantemente integrada no adorno cromado da grelha.
As portas traseiras são mais largas do que as dos seus modelos irmãos, enquanto os pilares C integram um vidro de custódia fixo. A exclusividade é enfatizada pelo logótipo de marca Maybach no pilar C. O Mercedes-Maybach Classe S pode ser equipado com portas traseiras de conforto operadas eletricamente.
Pintura de dois tons é uma das (muitas) opções
Como opção, a perceção de exclusividade do Mercedes-Maybach Classe S pode ser reforçada através de uma pintura de duas tonalidades com linha divisória. Esta é aplicada à mão de acordo com os mais exigentes critérios de qualidade.
Opcional é também a revolucionária tecnologia de iluminação DIGITAL LIGHT dos faróis que permite utilizar funções novas como, por exemplo, a projeção de marcas auxiliares ou sinais de aviso na estrada em frente ao modelo.
Em cada farol, o sistema DIGITAL LIGHT integra um módulo de iluminação com três LEDs de elevada potência, cuja luz é refratada e direcionada por 1.3 milhões de micro espelhos.
Interior de luxo
O interior do Mercedes-Maybach Classe S também herdou o design do novo Mercedes-Benz Classe S. A dotação de série inclui bancos traseiros individuais Executive e o Pack Chauffeur. Os ocupantes podem ajustar o assento e o encosto do banco Executive de forma independente.
A utilização do poisa-pés no banco dianteiro e o apoio das pernas eletricamente extensível permite criar uma superfície inclinável contínua e confortável para uma agradável posição de dormida. O curso de regulação do apoio das pernas foi estendido em aproximadamente 50 mm comparativamente ao modelo antecessor.
A função de massagem do apoio dos gémeos integrada no pack Seating Comfort dos bancos traseiros é outro equipamento novo. O aquecimento do pescoço/ombros no banco traseiro é outra funcionalidade de conforto.
LEIA TAMBÉM
Devido ao sucesso. Maybach pode tornar-se autónoma e com modelos próprios
O novo Mercedes-Maybach Classe S recebe a segunda geração do sistema de informação e de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience), estreado no Classe S. Este sistema permite uma utilização ainda mais personalizada e intuitiva, graças à sua ligação em rede com uma ampla gama de sistemas e sensores do veículo.
O Mercedes-Maybach Classe S está disponível com até cinco ecrãs de alto brilho, alguns com tecnologia OLED, possibilitando uma maior facilidade de controlo do veículo e das suas funções de conforto.
As possibilidades de personalização e operação intuitiva foram extremamente alargadas. Como opção, o Mercedes-Maybach Classe S também pode ser equipado com o Assistente de Interior do MBUX no compartimento traseiro.
Motores com assistência parcialmente elétrica
No capítulo mecânico, o Mercedes-Maybach Classe S recebe motores oriundos da gama da Mercedes-Benz e são em parte eletricamente assistidos.
A assistência elétrica é fornecida por um motor de arranque / alternador integrado (ISG) de segunda geração, que fornece uma potência suplementar de até 15 kW, facilita uma eficiente "circulação em roda livre" quando o veículo é conduzido a uma velocidade constante, torna a experiência de arranque/paragem ainda mais confortável e permite obter uma maior eficiência geral da cadeia cinemática.
A caixa de velocidades automática 9G-TRONIC foi adaptada para o ISG. O permutador de arrefecimento do óleo da caixa de velocidades, o motor elétrico e a eletrónica de potência foram instalados na própria caixa de velocidades.
Em combinação com o ISG foi possível eliminar o acionamento dos acessórios que anteriormente era realizado por duas correias, sendo agora utilizado um compressor elétrico do ar condicionado.
Isto significa que mesmo quando o motor não está em funcionamento (fases de arranque/paragem do motor e de circulação em roda livre), o ar no interior do habitáculo pode ser eficiente e confortavelmente climatizado. O sistema de tração integral é um equipamento de série.
As primeiras unidades do Mercedes-Maybach Classe S chegam aos concessionários, com todo o luxo, no verão de 2021.